Familiares de Chico Mendes pedem investigação sobre vandalismo contra estátua do seringueiro

Após o ato de vandalismo que culminou na derrubada da estátua de Chico Mendes, instalada no Centro de Rio Branco, a filha e a neta do líder seringueiro, Ângela e Angélica Mendes, além de outros familiares e militantes da causa ambiental, realizaram um ato na Praça Povos da Floresta, na noite deste domingo (3).

A família atribui o ato à políticas de destruição da Amazônia e explica: “Tentaram derrubar Chico mais uma vez, mas suas raízes são fortes e profundas! As tentativas de apagar a história de luta e legado deixados por Chico Mendes fazem parte de um projeto de destruição da nossa Amazônia. Ele lutou pela floresta em pé e nós seguimos aqui lutando por ele.  Ele deixou sementes”.

A filha de Chico, pediu que o poder público investigue o que ocorreu. “Espero que o poder público investigue e tome as providências contra essa depredação não só ao patrimônio público, mas histórico e cultural de nosso País, estamos falando da imagem simbólica do Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Não tomar nenhuma medida confirma a disposição do atual governo de continuar agindo para o apagamento do símbolo maior do Estado do Acre. Em mim dói ver o tratamento que esse governo dispensa à todo legado e à trajetória de meu pai”.

Polícia investiga caso

A Polícia Civil do Acre, ao tomar conhecimento do crime praticado contra o patrimônio público que envolveu a estátua de Chico Mendes, afixada na Praça do Seringueiro, região central da cidade, já tomou as devidas providências indo ao local do crime nas primeiras horas do sábado (2), realizando pericia técnica e dando início às diligências para identificar os responsáveis.

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) vai iniciar o trabalho de recuperação da estátua e do memorial ainda nesta segunda-feira e o serviço deve ser concluído ainda esta semana.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas