Indígenas de Roraima têm castanha-do-pará como principal fonte de renda

Grupos de famílias indígenas coletam as castanhas que caem no chão e vendem para mercados fora de Roraima. 

As famílias do povo Wai Wai, em Roraima, são indígenas que trabalham com o extrativismo da castanha-do-pará de forma sustentável nas Terras Indígenas Wai Wai e Trombetas Mapuera, localizadas em São João da Baliza, região Sul de Roraima, distante cerca de 350 Km da capital Boa Vista.

Homens e mulheres fazem o trabalho da colheita dos ouriços de castanha, e as crianças também ajudam. Na comunidade Xaary, famílias inteiras encaram cerca de uma hora de caminhada na mata até chegar aos pés das castanheiras. A castanha também é chamada de castanha do Brasil e castanha da Amazônia.

O período de chuvas em Roraima, entre os meses de abril e agosto, o trabalho de extração do fruto acontece e a quebra para retirar as castanhas acontecem no meio da floresta. Após esse processo, as castanhas são embaladas em sacos de fibra para o transporte de volta à comunidade. Cada ouriço tem entre 15 e 20 castanhas. Espécie nativa da Amazônia, a castanheiro pode atingir os 50 metros de altura.

Atualmente, a venda das castanha é feita pelos próprios indígenas, por meio de três associações: Associação dos Povos Indígenas Wai Wai (APIW), Associação do Povo Indígena Wai Wai Xaary (APIWX) e Associação Indígena Wai Wai da Amazônia (AIWA).

Mas, até pouco tempo, as castanhas eram vendidas por meio de atravessadores, que compravam o fruto a um preço menor e repassavam para empresas interessadas. Agora, a venda direta feita pelos Wai Wai garante a eles lucro maior e autonomia do trabalho que eles fazem dentro do próprio território.

De volta à extração, depois de tudo pronto, os sacos com as castanhas são fechados com tiras do próprio tronco da castanheira e todo o percurso é feito de volta. Os sacos com os frutos são levados nas costas. Na comunidade, os frutos são armazenados em galpões para depois serem lavados e embalados.

Com a criação das associações, o processo de venda das castanhas ficou mais rápido e seguro. Agora, os indígenas podem firmar contratos direto com as empresas e até emitir nota fiscal.

O produto sai de Roraima em caminhões até chegar a Manaus, no Amazonas. De lá, segue de barco até Belém, no Pará. Da capital paraense chega à industrias alimentícias no próprio Pará e outros estados, como São Paulo.

Inicialmente, para que os indígenas começassem a comercializar o próprio trabalho, houve orientação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e, atualmente, esse trabalho é feito pelo Instituto Socioambiental, que busca orientá-los acerca do mercado comercial.

De acordo com o instituto, em 2020, 65 toneladas de castanhas foram comercializadas pelos Wai Wai, por meio de contratos que chegaram a R$ 300 mil. No ano passado, houve uma baixa na produção motivada pelo clima atípico e o fenômeno La Ñina. Mas, em 2022, previsão é que 200 toneladas de castanhas sejam vendidas.

Para os indígenas Wai Wai, a castanha representa não apenas a cultura preservada ao longo dos anos, mas também simboliza sustento, recomeço diário e esperança de dias melhores.

Com informações de G1

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas