Indigenista e jornalista inglês estão desaparecidos na Amazônia após receberem ameaças

União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) lançou comunicado informando que a equipe recebeu ameaças em campo

Redação Planeta Amazônia

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), divulgou em nota que o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, do jornal The Guardian, estão desaparecidos na Amazônia há mais de 24 horas. A nota publicada nesta segunda-feira (6), a entidade afirma que eles vinham recebendo ameaças e que desapareceram no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no estado do Amazonas.

Confira trecho da nota:

“Enfatizamos que na semana do desaparecimento, conforme relatos dos colaboradores da Univaja, a equipe recebeu ameaças em campo. A ameaça não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Policia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselho nacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International.”

A Univaja informou que Bruno Pereira é “experiente e profundo conhecedor da região, pois foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos”. Disse ainda que a embarcação que eles viajaram era nova, com 40 cavalos, e 70 litros de gasolina, quantidade suficiente para a viagem.

“Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas”, complementa a nota.

Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Ele mora em Salvador e também faz reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para outros veículos como Washington Post, New York Times e Financial Times. Phillips e Bruno fazem expedições juntos na região desde 2018, de acordo com o Guardian.

Imagem reprodução.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas