Internet muda realidade de moradores do Norte do Brasil com o Programa Amazônia Conectada do Exército 

Garantir conectividade a milhares de pessoas no Norte do Brasil, esse é o objetivo do Programa Amazônia Conectada (PAC), que une as unidades do Exército Brasileiro na região Amazônica Ocidental. O programa já está em execução nos municípios de Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

O PAC foi iniciado em 2015. Ao todo já foram lançados 1.900 quilômetros de fibra ótica, que levam conectividade a organizações militares e Pelotões Especiais de Fronteira, à família militar, a unidades de saúde, a escolas e à população em geral.

“O Programa Amazônia Conectada é um programa pioneiro do Exército Brasileiro e na Amazônia. Inicialmente com foco na Defesa, o programa vem sendo ampliado também para a segurança, a educação e saúde. É com muita satisfação que chegamos aqui e verificamos os resultados in loco”, destacou o Vice-Chefe do DCT, o General de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro.

O hospital da cidade de Novo Airão (AM) passou a realizar atividades de telemedicina após a chegada do Amazônia Conectada. “Costumo dizer que estávamos na era das cavernas antes da chegada da internet. Agora, nossos pacientes são atendidos via telemedicina por especialistas, entre eles, cardiologistas do Hospital Albert Einstein”, disse a diretora do hospital, Thayanne Azevedo.

Também em Novo Airão, os alunos da Escola Municipal Danilo de Mattos Areosa, agora, acessam programas como o ‘Acerta Mais Enem’ e materiais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cmeam), entre outros materiais. Na Fundação Almerinda Malaquias turistas e estudantes utilizam o wi-fi, e professores realizam na unidade cursos livres de educação ambiental com pesquisas online.

Em São Gabriel da Cachoeira (AM), a comitiva teve instrução de como o PAC tem auxiliado as atividades no Exército, no município e impactado na melhoria de vida das famílias militares.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas