Manguezal de água doce é descoberto por pesquisadores em expedição na Amazônia

A expedição Perpetual Planet Amazonda, da National Geographic e da Rolex Perpetual Planet Amazon Expedition, descobriu manguezais de água doce na bacia do Rio Amazonas. A novidade para o mundo da ciência foi registrada entre 10 e 27 de abril deste ano, mas apenas foi divulgada recentemente, nesta última semana. O pesquisador e professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Angelo Bernardino integra a expedição, que vai passar dois anos percorrendo a bacia do Rio Amazonas, dos Andes ao Atlântico,

De acordo com o professor Angelo Bernadino, a hipótese de que havia manguezais de água doce em solos hipossalinos no delta do Amazonas era considerada por causa alta vazão do rio, que poderia dar suporte a manguezais com grandes diferenças de estruturas e funções ecológicas, mas o achado surpreendeu a todos.

Segundo a Ufes, durante essa primeira etapa da expedição Perpetual Planet Amazon, os pesquisadores exploraram 11 florestas de mangue ao longo do delta do Amazonas e foram analisados dados da água, do solo, salinidade, composição, densidade e volume das árvores usando varredura a laser 3D do solo e de drones.

A pesquisa apontou que a pluma do Rio Amazonas e as altas condições pluviométricas permitem a coexistência de um conjunto único de manguezais.

Ainda de acordo com a universidade, a pesquisa está em sua segunda fase e passa pelo estado do Pará, onde o professor Angelo Bernadino e a exploradora Margaret Owuor estudam o valor econômico e social que as florestas de mangue proporcionam às comunidades amazônicas.

Fonte: g1

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas