Municípios amazônicos investem em tecnologia para monitoramento de rios

O monitoramento diário dos rios é um trabalho técnico de fundamental importância em municípios amazônicos, que sofrem com os extremos de seca e cheia, uma rotina já conhecida da população. Mas a precisão das leituras e avaliações técnicas da evolução desses momentos críticos tornam-se elemento chave até para salvar vidas.

Em Rio Branco, no Acre, a prefeitura avalia possibilidades de investir em tecnologia para melhorar o trabalho que já é feito. Neste mês de maio, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado da secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Neiva Tessinari, e da da coordenadora do programa de Unidades Habitacionais, Suziane Ribeiro foram até São Paulo para conhecer a Agência USP de Inovação.

“A equipe irá precisar muito das tecnologias desenvolvidas pela universidade, para que os rios sejam monitorados, em função das enchentes, que quase todo ano castigam a capital acreana, prejudicando inúmeras famílias e causando prejuízo à Prefeitura. Desde o ano passado estamos fazendo tratativas com o Dr° Jô Uyama, que está nos ajudando nesse processo. Eles desenvolveram tecnologias aqui para São Carlos e outros municípios, que precisamos ‘importar’ para Rio Branco, para que, com o monitoramento dos nossos rios, consigamos diminuir as dificuldades que temos com as enchentes”, enfatizou o prefeito.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas