Papa Francisco nomeará cardeal para a Floresta Amazônica

No dia 27 de agosto, o Papa Francisco nomeará o primeiro cardeal da região amazônica do Brasil. A decisão foi tomada após preocupação com a floresta tropical e os habitantes indígenas. 

Dom Leonardo Steiner é arcebispo da cidade brasileira de Manaus. Segundo ele, o Papa está preocupado com o desmatamento e as ameaças às culturas indígenas, além da poluição dos rios ocasionada por resíduos utilizados pelos garimpeiros na Amazônia.

“A nomeação de um cardeal da Amazônia mostra o desejo do Papa de aproximar a Igreja da Amazônia.”, disse Steiner. Além disso, o arcebispo fala sobre a influência dos evangélicos nas comunidades indígenas, que descaracterizam os ritos tradicionais como as canções e a própria língua.

“Isso muitas vezes resulta no desenraizamento da cultura dos povos indígenas e de sua maneira diferente de olhar para o mundo”, disse Steiner.

Recentemente o Papa Francisco pediu desculpas públicas pelos abusos cometidos pela igreja católica contra as populações indígenas no Canadá. Ainda, em 2019, realizou um encontro com os bispos dos estados amazônicos do Brasil, além dos padres e freiras de outras regiões com o objetivo de os encorajar a se envolverem nas problemáticas das comunidades locais e dos povos originários.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas