Pesquisa científica descobre nova espécie de macaco que só ocorre na Amazônia brasileira

A nova espécie ocorre no Rio Tarauacá, que banha os estados do Acre e Amazonas

A biodiversidade da Amazônia ainda é fruto de muitas descobertas novas para a ciência. Uma nova espécie de primata exclusiva do bioma, foi descrita cientificamente, o macaco uakari dos Kanamaris (Cacajao amuna). 

O pesquisar Felipe Ennes Silva, que é colaborador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e responsável pelo estudo, disse em reportagem publicada pelo Terra da Gente (g1), que a nova espécie tem pelagem mais branca e homogênea. “Além disso, não apresenta a pelagem de coloração alaranjada na região peitoral, como dos outros parentes”, conta.

De acordo com Felipe, ema análise de DNA foi decisiva para comprovar a diferença genética entre os uakaris. A nova espécie ocorre no Rio Tarauacá, que banha os estados do Acre e Amazonas. “O nome faz referência direta aos Kanamaris do Juruá, um grupo indígena que é muito presente na região. Inclusive, ‘amuna’ significa ‘macaco uakari’ para os Kanamaris”, conta o pesquisador.

Espécie da Amazônia se diferencia pela coloração e genética — Foto: Marcelo Santana

A região fica 700 quilômetros distante de onde outros tipos de uakaris são encontrados. Na área onde a nova espécie vive, a taxa de desmatamento vem aumentando nos últimos anos, principalmente devido à BR 364 que conecta as cidades de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, no Acre.

“Os primeiros dados que analisei também mostram que esta espécie é sensível às mudanças climáticas, o que nos mantém em alerta, principalmente pelo fato do status de conservação do macaco ainda não estar definido”, conta.

Com informações do Terra da Gente (g1)

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas