Podcast Pavulagem conta histórias de seres encantados da Amazônia

Ouvir os contadores de histórias de comunidades ribeirinhas e indígenas da região Norte do Brasil sobre os seres encantados da floresta ao alcance de clique. Essa é a novidade apresentada no podcast “Pavulagem” do Spotify. A primeira temporada, que traz 12 episódios, estrou no dia 30 de junho e já está disponível.

Pavulagem, que significa “que gosta de aparecer” traz em cada um dos episódios um personagem do folclore brasileiro. São histórias do Taú, o pássaro que come gente, do Curupira, do boto e muitos outros personagens amazônicos. Todas as quintas terá um episódio novo. 

O jornalista indígena Maickson Serrão, criador e apresentador do podcast, busca por meio desse projeto fazer com que as pessoas conheçam a riqueza da cultura oral amazônica. “Até pessoas mesmo da região Norte desconhecem muitos desses personagens. Eu quero que as vozes dos contadores ecoem pelo país. É legal conhecer a história da literatura internacional, mas a gente tem muita história incrível por aqui também”, diz.

A contação de histórias é feita por homens e mulheres ribeirinhos e indígenas do Pará e Amazonas. A cada episódio, é possível se sentir cada vez mais imerso na história. “A gente preparou o personagem com todo um desenho de som para que os ouvintes se sintam dentro da floresta amazônica”, revela Maickson.

Prêmio

O Pavulagem foi um dos projetos premiados no Programa Sound Up Brasil do Spotify. A direção do projeto é de Ana Bonomi e do José Orenstein (produtora Trovão Mídia); O roteiro é do Edu Araujo. Trilha sonora original da Luisa Puterman e do Ian Wapichana. Desenho de som e montagem de Marianna Romano, e identidade visual por Mariana Valladares com ilustrações de Denilson Baniwa.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas