Primeiro cardeal da Amazônia é nomeado pelo Papa Francisco

Anunciado pelo Papa Francisco como um dos novos cardeais da Igreja Católica em cerimônia no Vaticano no último sábado, 27, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo que vinha sendo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013. Até então, Steiner atuava como chefe da igreja local e como bispo auxiliar de Brasília. Além disso, Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O fato de ser o primeiro bispo da região a receber o barrete vermelho revela, segundo ele próprio, a prioridade que a Amazônia tem e continuará tendo para Igreja Católica mundial. Dom Leonardo falou à revista #Colabora sobre preservação da floresta, democracia, direitos humanos e a ordenação de mulheres.

Nascido em Forquilhinha, Santa Catarina, Dom Leonardo, de 72 anos, está muito preocupado com a situação que a Amazônia vive hoje, seja na perda de direitos da população indígena, em que o prelado se colocou frontalmente contrário ao marco temporal; seja na preservação das matas, que vêm sofrendo uma escalada nos índices de desmatamento: “nós não estamos apenas depredando a Amazônia, mas vamos acabar ajudando a destruir outras regiões do Brasil e, também, no mundo”, afirma.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas