Projeto Caminho das Águas retrata ambiente dos rios da Amazônia

  As inscrições para o Projeto Caminho das Águas, processo de seleção de fotografias, podem ser feitas até este sábado (17). Os trabalhos selecionados concorrerão a premiações, sendo R$ 1,2 mil para dois artistas, que terão o trabalho exposto em vídeo mapping sobre um veleiro instalado na Estação das Docas, em Belém, durante a quadra nazarena.

Pelo menos dez artistas serão selecionados para ter as fotografias projetadas nas velas de um veleiro instalado no Anfiteatro Pedro Nolasco, na Estação das Docas. A exposição começará no dia 30 de setembro e será encerrada no dia 9 de outubro, com projeções a partir das 19h.

A seleção vai priorizar fotografias sobre as populações que habitam, se locomovem e fazem dos rios um meio de vivência e sobrevivência na Amazônia.

Como se inscrever

Os interessados devem preencher o formulário online disponibilizado no edital publicado no site da Organização Não Governamental Namazônia e enviar, no mínimo, três e, no máximo, oito imagens.

Conforme o edital, serão aceitas imagens de artistas paraenses, em cores ou preto e branco, com pelo menos 4000 pixels de largura e 72 dpi. 

As fotografias devem captar o olhar sobre a Amazônia vivida por indígenas, ribeirinhos, pescadores, feirantes, carregadores, comunidades tradicionais e urbanas, protagonistas de suas histórias que têm a imensidão do rio como força essencial da vida.

Premiação

Dois artistas selecionados pelo júri do projeto serão contemplados com premiações de R$ 1,2 mil. A escolha levará em conta aspectos poéticos, estéticos e técnicos alinhados às definições curatoriais.  

O “Caminhos das Águas” é um dos projetos desenvolvidos pela Ong Namazônia, organização sem fins lucrativos fundada em 2001 com a missão de promover, implementar e fomentar a equidade e o protagonismo social, além de executar programas e projetos voltados ao meio ambiente, desenvolvimento cultural sustentável, aprendizado, capacitação e pesquisa.

Entre os principais objetivos da entidade está a promoção da cidadania através de ações na área do meio ambiente, educação, ciência, tecnologia e cultura, atuando com foco nos povos e comunidades tradicionais, fazedores de cultura, universidades e suas organizações.

*Por O Liberal

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas