Turistas de 15 países participam da quarta edição do Festival Atsã Puyanawa no Acre

O IV Festival Atsã Puyanawa acontece até a próxima sexta-feira (22), no município de Mâncio Lima (AC). A realização é da Aldeia Puyanawa, por meio da associação Agroextrativista Puyanawa Barão e Ipiranga. A abertura aconteceu nesta segunda-feira (18), com autoridades locais e indígenas.

Na programação, os participantes podem contar com banho de igarapé com direito a medicinas para limpeza do corpo, pintura corporal, cerimônia espiritual, caminhada na floresta, contação de histórias tradicionais, danças e apresentações.

  Nas redes sociais, indígenas de outras etnias se manifestam sobre a realização do festival. “Parabéns ao @povo_puyanawa por seu Festival do Atsá! É emocionante ver a cultura e tradição dos povos indígenas do Acre sendo respeitada e celebrada”, afirma o indígena Francisco Piyãko.

Na publicação do instagram oficial do Povo Puyanawa, um pouco da história:

“Os Puyanawa sofreram, assim como muitos povos do Acre, com o crescimento das atividades extrativas da borracha e do caucho na região no início do século 20. Desde os primeiros contatos com os não-indígenas, muitos morreram em confrontos ou por doenças adquiridas neste processo. Os sobreviventes foram forçados a trabalhar nos seringais e viram rapidamente o seu modo de vida ser ceifado em decorrência dos métodos utilizados pelos “coronéis da borracha” para ter os indígenas sob seu jugo. Os Puyanawa foram expropriados de suas terras, catequizados e educados em escolas, que proibiam a expressão de qualquer traço de sua cultura. Somente depois da demarcação da terra, a cultura Puyanawa foi valorizada. Nossa maior luta como povo é trabalhar no resgate cultural da tradição e entregar para as futuras gerações uma cultura rica em conhecimento”.

Serviço:

IV FESTIVAL ATSA PUYANAWA

Começou a maior festa tradicional do povo do sapo.

Para mais informações sobre o festival, hospedagem e programação da festa fale com: @jakydayu@carolpuyanawa.

Vídeo: @eliasfilmmakerPhoto: @arte.uhmipuyanawa

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas