Redação Planeta Amazônia
A Praia do Coco, no município de Babaçulândia, é destaque na Temporada de Praia 2025 — considerada uma das maiores do calendário turístico estadual. Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o município recebeu investimentos de cerca de R$ 30 milhões para melhorias em infraestrutura, segurança, limpeza e programação cultural.
Distante aproximadamente 450 km da capital Palmas e a apenas 60 km de Araguaína, Babaçulândia atrai visitantes pela beleza natural e localização estratégica. Reconhecida oficialmente como Capital Tocantinense do Turismo pela Lei nº 4.183/2023, a cidade encanta com serras, cavernas, trilhas e mais de 80 cachoeiras catalogadas — incluindo a famosa Cachoeira do Jenipapo.

Localizada próxima ao centro da cidade, a Praia do Coco possui estrutura fixa com quiosques, banheiros, área demarcada para banho e estacionamento para até 300 veículos. Para a temporada, foram instaladas 15 novas barracas e reforçado o serviço de segurança com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).

A programação da temporada acontece até 27 de julho, com expectativa de até 10 mil pessoas nos fins de semana. Os shows atraem público de várias regiões e incluem nomes como DJ Luiz, Samba de Quina, Baile do Máskara e Forró do Pegador. Para garantir a segurança dos eventos, atuam Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e segurança privada.
O prefeito Ismael Ferreira celebrou a infraestrutura e o impulso econômico gerado: “Nossa cidade é a capital do turismo e somos cercados de belezas naturais, o que abrilhanta ainda mais a temporada”, afirmou. Já o secretário de Turismo, Rodrigo Balasso, destacou o crescimento da atividade turística: A parceria com o Governo do Tocantins é essencial, a cidade ganha muito com isso, assim como turismo e a cultura local.”


Comerciantes locais aproveitam o fluxo turístico para ampliar seus negócios. O empresário Zé Neres, por exemplo, opera uma barraca com mais sete funcionários: “A temporada é essencial. É uma oportunidade de gerar emprego e renda extra.
Iniciativas sustentáveis
Entre os dias 1º e 3 de agosto, a Praia do Coco receberá o projeto Praia Consciente, promovido pela Semarh, com ações educativas sobre descarte de resíduos, inclusão com cadeiras anfíbias e atividades recreativas.
Além disso, em 2025, a Setur ampliou o Selo Praia Responsável, certificando praias que promovem o turismo sustentável. A Praia do Coco poderá receber até R$ 80 mil por sua estrutura permanente e práticas ambientais.