Redação Planeta Amazônia
O prefeito Tião Bocalom (PP), assinou nesta quarta-feira, 27, decreto de estado de emergência em decorrência do baixo nível das águas do rio Acre. Bocalom também anunciou a perfuração de poços na capital acreana.
A ideia do decreto é uma saída encontrada pela prefeitura para conseguir articular a contratação da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Universidade de Brasília (UnB) para fazer o estudo e perfuração de dois poços na capital para atender a população de Rio Branco.
O estudo investirá mais de 2 milhões de reais com a perfuração dos dois poços que devem ser feitas uma no primeiro, e outra no segundo distrito de Rio Branco.
Em coletiva à imprensa, o prefeito Tião Bocalom disse que o recurso a ser aplicado é totalmente de fonte própria e não conta com recurso dos governos federal e estadual. “Não tenho um centavo do Governo Federal e do Governo Estadual, tudo é recurso próprio da prefeitura, iremos investir em torno de 1 milhão, um milhão e meio para esse estudo”, afirmou o prefeito.
A expectativa da gestão municipal é de que até dezembro se tenha o resultado final dos estudos de viabilidade dos dois poços. “Com esse decreto, a gente poderá dar agilidade no processo de licitação para e execução das perfurações”, destaca Bocalom.
“Água não temos como substituir, a luz pode ser trocada por uma lamparina, vela, motor ou bateria, mas a água não”, finalizou o prefeito.