Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou na manhã de quarta-feira (5), a abertura da Semana do Meio Ambiente com o tema “Cuidar da Amazônia é cuidar da vida”.
Esse evento anual visa aumentar a compreensão e discutir os impactos das atividades humanas no ecossistema. Durante a semana, o município promoverá uma série de atividades visando empreender um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.
Segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, a importância do meio ambiente não se mede apenas nos três dias de programação, mas sim, nos 365 dias do ano e que todos devemos entender qual é o nosso papel nisso.
“Amanhã, nós temos um plantio de mil mudas em torno do parque do Tucumã e na sexta-feira, às nove horas, será a festa do meio ambiente, porque nós, com mãos próprias da Semeia construímos o memorial Chico Mendes que encontramos em 2021 completamente em ruínas. E agora, está lá o memorial digno de ser visitado por qualquer pessoa do mundo inteiro. Vai ser um dia muito especial.”
A secretária da Seme, Nabiha Bestene destacou a importância do meio ambiente e da educação andarem lado a lado. “Para nós é uma satisfação, estamos trazendo nossos professores, coordenadores pedagógicos e diretores, porque são eles que vão passar aos demais, serão os multiplicadores. Pois, essas crianças serão nós, no futuro.”
Devido à relevância do evento, algumas autoridades também se fizeram presentes à mesa destacando a necessidade da preservação ambiental e promoção de ações para proteger o planeta.
“Essa atitude do município de fazer esse evento da Semana do Meio Ambiente é importante para que as pessoas possam se lembrar dele e ter um momento de reflexão porque, na verdade, o meio ambiente, como foi dito na abertura, não é só hoje, nem apenas um momento, mas a nossa vida toda”, ressaltou o promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público do Acre (MPAC), Alekine Lopes.
“Para a gente é muito importante poder estar aqui, falar um pouco sobre o que pensamos para o meio ambiente e realmente o que nós desejamos do fundo do coração é que tenhamos menos ações de comando e controle, porque a nossa sociedade é educada ambientalmente”, disse a superintendente do Ibama, Melissa Machado.
O prefeito em exercício da capital, Valtim José, agradeceu pelo empenho das secretarias em priorizar a pauta do meio ambiente e de estar mostrando por meio de ações o empenho da gestão em relação a isso.
“O fator principal para cuidarmos bem do meio ambiente, que é vida e saúde, é a educação. Porque sem ela, nós não vamos conseguir chegar a lugar nenhum. Para isso, o nosso prefeito, tem recomendado imensamente para todos os dias cuidarmos bem da nossa Rio Branco”.