Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco apresentou, nesta segunda-feira (7), o mais recente investimento do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) voltado para a melhoria na distribuição de água dos reservatórios. Serão investidos R$ 4 milhões de recursos próprios na aquisição de oito conjuntos de motor e bomba, além de seis motores com potência entre 175 e 350 cavalos.
Segundo o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, este é o maior investimento realizado na aquisição desse tipo de equipamento em 25 anos. O diretor ressaltou que mais de 50 mil pessoas terão uma pressão maior de água em suas residências.
“Essas bombas são para água limpa; a do Rio Acre é chamada de água bruta. Essas bombas servirão para os reservatórios do Comara, da Bem-Te-Vi, do bairro Placas, da região do Horto e da região do Bola Preta, que são locais que não alcançam a pressão ideal. Portanto, todo esse investimento vai beneficiar cerca de 70% de Rio Branco.”
Além do investimento com recursos próprios, nos próximos meses, serão recebidos mais R$ 4,6 milhões frutos de emendas de bancada e auxílio do Governo Federal para a aquisição de mais equipamentos.
O prefeito de Rio Branco destacou a importância dessa aquisição, que faz parte de um programa voltado para garantir 24 horas de água para toda a população. Ele mencionou que o município está trabalhando nos próximos passos, como a troca de tubulações antigas e a implantação de novos hidrômetros.
“Tudo isso faz parte de um projeto abrangente, que inclui a perfuração de poços artesianos para termos uma opção adicional de captação de água, além do rio. Além disso, nos próximos quatro anos, pretendemos construir algumas lagoas que ajudarão a garantir o abastecimento, especialmente durante o verão”.