Redação Planeta Amazônia
Vereadores da base aliada participaram de uma reunião nessa terça-feira (9), para conhecerem as propostas de revisão do Plano Diretor e a elaboração do Plano Plurianual ( PPA). O encontro foi realizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Articulação Institucional. O objetivo foi alinhar as reformulações e reforçar a importância da parceria entre o Executivo e Legislativo na construção de políticas públicas que orientem o crescimento ordenado da cidade.
O encontro foi liderado pelo secretário Rennan Biths (Saúde e Articulação Institucional) e ministrado pela diretora da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ana Cunha. Entre os vereadores presentes, estavam Samir Bestene, Bruno Moraes, Joabe Lira, Aiache, Matheus Paiva, Márcio Mustafá, João Paulo Silva, Leôncio Castro e Felipe Tchê.
Durante a reunião, foram detalhados os principais pontos da revisão do Plano Diretor, documento que define as regras para o uso e a ocupação do solo urbano, prevê obras estruturantes e elabora diretrizes para o desenvolvimento do município.
A diretora da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ana Cunha explicou que essa revisão do Plano Diretor classifica os empreendimentos de acordo com seu potencial de gerar tráfego e impacto no sistema viário. “A gente precisa saber onde vai colocar, não pode colocar em qualquer lugar. Podem ser lugares que as ruas já são preparadas para receber esse peso, esse volume. O espírito é isso. O dever na rua, o traçado viário, o tipo de pavimento está muito ligado e tem um tipo de coisa que pode colocar ali”.

O secretário de Articulação Política, Rennan Biths, destacou que a reunião com os parlamentares reforça a transparência do processo e possibilita que as informações cheguem com clareza ao Legislativo.
“A reunião com os parlamentares reforça a transparência do processo e garante que todas as informações cheguem de forma clara ao Legislativo, que terá um papel fundamental na análise e votação das matérias. Esse diálogo é essencial para que possamos construir, juntos, um planejamento urbano que responda às necessidades da população e prepare Rio Branco para o futuro.”