Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através da Diretoria de Direitos Humanos, concluiu o curso do projeto “Joias que Libertam”. A iniciativa capacitou 80 mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica.
A entrega dos certificados ocorreu na tarde da última segunda-feira (30), no auditório da Seinfra. O curso teve a duração de 20 dias e foi dividido em 4 turmas. Eunice Rodrigues disse que já espera por outros cursos para fazer.
“Foi um curso assim de grande proveito para mim, porque, de repente, eu estava tão parada, tão ali sem fazer nada, e recebi o convite. Para mim, foi maravilhoso participar e já estou querendo fazer um novo curso. Enfim, foi tudo de bom”, explicou a aluna Eunice Rodrigues.
“O ato de aprender é muito bom. Mas, quando você entra no mercado de trabalho, encontra algumas dificuldades que precisam de coragem, motivação e força para que possamos continuar. Esse é o recado que eu dou para elas”, destacou o professor Antônio Kleder.
As cursistas aprenderam a confeccionar biojoias utilizando resíduos florestais, como sementes e madeira, para a criação de acessórios sustentáveis.
A vereadora Lene Petecão apoiou o projeto com uma emenda de 40 mil reais. Ela disse que finalizar seu mandato com uma ação como esta, traz bastante alegria.
“Eu estou muito feliz, porque esse é o último ato que estou realizando como vereadora, mas a minha satisfação é grande, porque, ao longo de dez anos, sempre acreditamos nesse trabalho de empoderamento das mulheres. Esse projeto, ‘Joias que Libertam’, é a consagração do mandato.”
“É muito importante. É gratificante poder estar aqui e fazer esse encerramento com a entrega desses certificados para mulheres que já estarão sendo inseridas no mercado de trabalho”, concluiu a diretora de Direitos Humanos, Rila Freze.