Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã de terça-feira (11), no espaço tradicional do Novo Mercado Velho, a entrega de tendas, equipamentos de som e material elétrico, aos microempresários da Associação de Economia Solidária, que agrega mais de 480 famílias empreendedoras, na capital acreana.
No ato, o prefeito de Rio Branco foi bastante aplaudido e homenageado pelos empreendedores, em agradecimento ao apoio dado pela gestão municipal, principalmente, em manter o espaço para a economia solidária, diferente de gestões anteriores, como pontuou o presidente da associação, Carlos Taborga.
“Nós fomos muitas vezes ameaçados de tirarem a gente daqui, mas o prefeito Bocalom nunca quis isso. Ele nunca concordou com isso e disse pra mim: não vão mexer com vocês, lá é uma força de trabalho com dignidade e respeito”, disse o presidente.
Taborga reiterou ainda, a importância do espaço adequado proporcionado pela prefeitura de Rio Branco para os empreendedores poderem levar os sustentos para os seus lares.
“A economia solidária traz a dignidade, o respeito, a inclusão social e as possibilidades da pessoa ter um bem a viver. Por isso que nós estamos aqui e a maior finalidade desse movimento social é a inclusão social, trazendo as pessoas para a força do trabalho para ter a sua melhoria de renda no fim do mês.”
O prefeito de Rio Branco salientou que o lema do seu governo sempre foi gerar oportunidade de emprego e renda. O gestor lamentou também, que em tempos passados, outros administradores quiseram tirar o sustento dessas famílias que tanto precisam de uma ocupação para viver com dignidade com sua própria renda.
“Nosso negócio sempre foi gerar emprego e renda, criar oportunidade para as pessoas. Estou feliz que num espaço tão pequeno como esse, tem 480 famílias que vivem do seu próprio suor e buscam a sua renda para sustentar sua família. Aqui é um calçadão bonito, mas é vazio e não gera emprego, nem renda, n dá oportunidade para a pessoa poder viver do seu próprio suor e esse calçadão aqui dá oportunidade para 480 famílias. Pra mim vale muito mais a qualidade de vida das famílias do que um calçadão aqui pegando sol e chuva todo dia, só para pessoas andarem de lá pra cá”, destacou o prefeito.
Ezequiel Bino, que coordena a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SDTI), falou das mudanças que serão feitas no espaço onde atualmente funciona a economia solidária e enfatizou que o local será mais um potencial atrativo para quem visita a capital acreana.
“Estamos atendendo aquilo que o nosso prefeito tem como lema, trabalho e dignidade. Aqui essas famílias vão ter, com essas novas tendas e a reformulação da parte elétrica, um ambiente mais confortável para trabalhar com mais dignidade. Esse local também é muito procurado por turistas. Então a gente tem que melhorar o aspecto desse lugar para termos muito mais turistas aqui também.”