Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, em colaboração com o Instituto Federal do Acre (Ifac), deu início nessa segunda-feira (22), às aulas do curso de Microempreendedora Individual na Casa Rosa Mulher. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres Mil, que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica.
Desde o início do ano, a Casa Rosa Mulher tem se destacado como um espaço dedicado à qualificação de mulheres, com a oferta de cursos profissionalizantes. Até o momento, foram concluídas oito turmas, formando um total de 240 mulheres nos cursos de Operadora de Supermercados e de Assistente em Recursos Humanos.
Diwliane Freze, diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), enfatizou a relevância da iniciativa, destacando que os cursos, não apenas preparam as mulheres para o mercado de trabalho, mas também fortalecem sua autoestima e ampliam conhecimento sobre direitos, contribuindo para romper ciclos de violência e vulnerabilidade.
“Os cursos que estamos ofertando na Casa Rosa Mulher vão muito além de preparar a mulher para o mercado de trabalho, para uma profissão. Eles carregam a função de fortalecer cada uma dessas mulheres, de forma individual, para que possam enfrentar e superar romper o ciclo de violência ou vulnerabilidade em que estão inseridas”, concluiu.