Redação Planeta Amazônia
Resguardar o bem-estar das famílias vítimas da enchente e, abrigadas no Parque de Exposições no retorno para casa, faz com que a Defesa Civil do Município de Rio Branco adote vários critérios.
As fases vão desde a limpeza nos bairros a entrega de kits limpeza para que as famílias possam higienizar as suas casas. Os técnicos da Defesa Civil estão realizando uma vistoria de segurança para verificar se as casas ainda podem ser habitadas, e por fim, mas não menos importante, o nível do rio Acre. Atualmente, a bacia é monitorada pela Comdec seis vezes por dia para que se tenha segurança necessária.
Nessa quinta-feira (27), cerca de 95 famílias estão previstas para retornarem para seus lares, dentre elas, 33 são do bairro Taquari, um dos primeiros a ser afetado pelas águas do rio Acre com o transbordamento.

Além do bairro Taquari, a programação é que famílias da Habitasa, Adalberto Aragão, 6 de agosto, Cidade Nova, Cadeia Velha, Ayrton Senna e Palheiral, também deixem o Parque Abrigo ainda esta semana.
“Agora é a hora de voltar para casa com sacolão e kit limpeza. Temos pelo menos umas 30 pessoas que perderam a casa, pois ela simplesmente desmoronou. Por determinação do prefeito Tião Bocalom, elas vão ter um aluguel social por um período, para que logo que as casas do 1.001 Dignidades saiam, essas pessoas sejam beneficiadas”, destacou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), João Marcos Luz.
Segundo o coordenador da Comdec, tenente-coronel Cláudio Falcão, uma força tarefa está sendo realizada para concluir a operação de Volta pra Casa. O gestor destacou que 141 famílias estão no Parque Abrigo.
“Depois que essas famílias forem, nós estamos com o plano de trabalho preparado, pronto e encaminhado para o Governo Federal, onde a gente pediu recursos através do prefeito Tião Bocalom para podermos atender essas famílias ainda no pós-alagação. Então, essa operação que deve se encerrar aqui no parque até o domingo, mas o geral desse trabalho vai continuar pelo menos por uns três meses.”

Para dona Pedrina Oliveira, moradora do bairro Taquari desde seu nascimento, o sentimento de voltar para seu lar é muito bom. A dona de casa falou sobre o cuidado da prefeitura com as pessoas que estavam no Parque Abrigo e agradeceu por ser acolhida neste momento de dificuldade.
“Eu não tenho o que reclamar. Foi tudo muito bom pra mim. Estava me alimentando bem e tendo uma boa assistência. Só agradecer por abrigarem tão bem eu e minha família”.