Redação Planeta Amazônia
A iniciativa da Prefeitura de Rio Branco foi levada à Expoacre 2025 no último dia 30 de julho. O ” Petinder”, uma feira de adoção de cães e gatos foi inspirada no conceito de aplicativos de relacionamento e trouxe muitas fofuras de quatro patas ao estande da Secretaria Municipal de Saúde.
A ação animou visitantes da maior feira agropecuária do Acre ao promover o “match” entre 16 animais resgatados e possíveis adotantes.

Idealizado como uma extensão da campanha Abril Laranja, voltada ao combate aos maus-tratos contra animais, o Petinder é uma plataforma municipal que divulga perfis de pets disponíveis para adoção nas redes sociais da prefeitura.

Segundo Adélia Torres, assessora técnica do Gabinete da Saúde, até o momento, o Centro de Zoonoses possui 35 cães e 10 gatos, entre machos e fêmeas, adultos e idosos.

“O processo de adoção é acompanhado via WhatsApp por funcionários do departamento de zoonoses, que entram em contato com o adotante durante as primeiras semanas após a adoção, para acompanhar a adaptação do animal no novo lar. E, além da adoção, o centro também oferece vacinação gratuita para cães e gatos da comunidade”, explicou.
Durante a ação, os visitantes puderam conhecer os pets de perto, interagir, tirar dúvidas com a equipe de Zoonoses e realizar a adoção de forma imediata. O processo é simples: basta apresentar um documento com foto, como RG ou CNH, ser maior de idade ou vir acompanhado por um responsável maior de idade.

Além da iniciativa voltada aos animais, o estande da Secretaria Municipal de Saúde oferece diversos serviços gratuitos durante a feira, como vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de saúde, emissão de documentos como o Cartão SUS, além da presença da Carreta do Hospital de Amor, com atendimentos preventivos ao câncer.