A comunicação institucional é fundamental para a integração das ações e principalmente para fazer como que as informações de interesse público cheguem até a sociedade. Pensando em melhor atender a população rio-branquense, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Assessoria Especial de Comunicação (Assecom), reuniu representantes das secretarias e autarquias do município, assim como faculdades e universidades para criarem juntos, um Plano de Comunicação do Município.
O plano tem o objetivo de nortear as ações em todas as áreas de uma gestão. Para isso, é preciso unir esforços. “Rio Branco vai ser uma das poucas cidades do pais que tem esse plano, para melhorar a comunicação da prefeitura não com uma visão política ou para levantar o nome do prefeito ou de secretário, mas sim para mostrar o que a população tem para usufruir da gestão”, explicou o Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, Ailton Oliveira.
O prefeito, Tião Bocalom, reforça a importância de uma comunicação, não só como comprovação dos serviços executados, mas principalmente, do que a prefeitura dispõe ao público e que este não tem conhecimento.“Divulgar os trabalhos que a prefeitura vem fazendo também de uma forma informativa que as vezes está bem próximo ao cidadão e ele não sabe disso – esse é o objetivo desse Plano”, ressaltou o prefeito.
O diretor de Comunicação da Universidade Federal do Acre, Gilberto Lobo, falou sobre a relevância em se pensar a comunicação institucional, segundo ele, quando a prefeitura pensa em comunicar, ela pensa em também mostrar tudo que a comunidade precisa, porque tem muita coisa que é praticamente impossível de comunicar.“Acho que principalmente, serviços. A comunicação institucional é você conseguir passar para as comunidades mais carentes, os serviços que são oferecidos. Então as pessoas acabam tendo dificuldade de acessar serviços porque não sabem que existem”. Concluiu Gilberto
“Esse foi o primeiro encontro para a elaboração do Plano de Comunicação Municipal. Temos muito a fazer, mas com certeza, no final, teremos, com a parceria das instituições que estiveram aqui, como Ufac, Uninorte e Universe, um grande trabalho feito”, disse Ailton.