Redação Planeta Amazônia
O último domingo (15) foi marcado por celebrações em homenagem aos 63 anos de emancipação polítca do estado do Acre. O prefeito Tião Bocalom, acompanhado da primeira-dama, Kelen Bocalom, do presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, e de outras autoridades estaduais e municipais, participou da solenidade realizada no calçadão da Gameleira, um dos principais pontos históricos da capital.
Autoridades civis e militares e a população rio-branquense prestigiaram a homenagem que celebrou a história e a identidade do estado.
Um dos momentos mais emocionantes foi a troca simbólica da bandeira do Estado, conduzida por alunos do Colégio Militar Tiradentes, gesto que simbolizou o orgulho e o compromisso com o futuro do Acre.

Durante a cerimônia, o governador Gladson Cameli, Grão-Mestre da Ordem da Estrela do Acre, acompanhado pelo procurador do Estado e subchefe da Casa Civil para Assuntos Jurídicos, Cristovam Pontes, concedeu homenagens a diversas personalidades que ao longo das últimas décadas contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.
Em seu discurso, o prefeito Tião Bocalom destacou o atual momento de crescimento econômico vivido pelo Acre, com especial ênfase no avanço do agronegócio e nas oportunidades geradas pela expansão da exportação de soja.
“Estamos vivendo um dos melhores momentos em termos de desenvolvimento econômico. Nosso foco é destravar o potencial produtivo do Acre e criar mais oportunidades e qualidade de vida para todos os acreanos”, afirmou o gestor Municipal.


Encerrando as comemorações, o governador Gladson Camelí fez questão de homenagear o povo acreano pela sua contribuição ao desenvolvimento do estado e pelo fortalecimento da democracia.
“O acreano é reconhecido nacional e internacionalmente como um povo trabalhador, acolhedor e defensor da liberdade. Temos exemplos como Chico Mendes, cuja luta trouxe reconhecimento mundial ao nosso estado. É com esse espírito que continuaremos avançando”, concluiu o governador.