Redação Planeta Amazônia
A educação ambiental é a chave para a conscientização de todos a respeito da importância de se cuidar do meio ambiente. Em Rio Branco, a prefeitura tem realizado um trabalho de educação ambiental junto ao público escolar infantil.
Na manhã desta terça-feira, 20, os alunos do Centro de Educação Infantil David Rodrigues, localizado na região do bairro Alto Alegre, receberam as equipes da Semeia, para mais uma ação nobre em prol do meio ambiente: plantar árvores e frutíferas, às margens do Igarapé Fidêncio, que fica próximo da escola municipal.
A coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Maria Gorete, falou da importância desse trabalho de educação ambiental voltado para esse público escolar ainda tão precoce.
“É um trabalho pedagógico, mas também é um trabalho de consciência. Desde pequenininho a gente já ensina as crianças a ter essa consciência da preservação sobre o meio ambiente. O nosso maior objetivo é fazer com que as crianças tenham esse conhecimento sobre a preservação da natureza e a importância do meio ambiente para a nossa vida”.
A engenheira florestal, Cassia Melo, falou da importância da educação ambiental para as crianças desde a pré-escola.
“A Semeia já vem desenvolvendo um trabalho com as crianças, com a escola em relação à recuperação de áreas de preservação permanente. É um projeto que a gente já trabalha há bastante tempo e que é de suma importância. A gente já está trabalhando a conscientização desses pequenos, a gente já consegue que eles comecem a reproduzir isso na sua família, dentro da sua casa, na sua vizinhança”, explicou.
Esse trabalho nas escolas desenvolvido pela Semeia é uma ação continuada, desde que a atual gestão municipal assumiu. A diretora de Educação Ambiental do Horto Florestal, Luzimar de Oliveira, disse que foi uma determinação do prefeito de Rio Branco dar uma atenção toda especial sobre o meio ambiente, principalmente voltada ao público infantil.
“Como no início da gestão, o nosso prefeito deu como diretriz, que a gente trabalhasse esse processo de educação ambiental mais fortemente, com as crianças, nas escolas, porque elas são o futuro, elas que vão cuidar desse ambiente. Então, a gente está fazendo esse trabalho em várias escolas e nas áreas que têm para recuperação de mata ciliar, recuperação diária de APP. A gente faz esse trabalho educativo e termina com plantio de espécies florestais”.