Redação Planeta Amazônia
Buscando tornar o direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças até 6 anos uma prioridade, foi instituída no município de Rio Branco pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Semana do Bebê, que ocorre de 14 a 18 de outubro. Durante este período, serão aplicadas estratégias de mobilização social pela primeira infância, por meio de ações com o público alvo.
Segundo Ana Teresa, coordenadora da Saúde da Criança, as ações serão realizadas não apenas em creches, mas também nas unidades de saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“Hoje, demos início às nossas ações aqui na creche Bem-Te-Vi, no bairro Esperança, com crianças de 0 a 5 anos. A Semana do Bebê é uma estratégia do Selo Unicef, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Assim, todas as ações são voltadas à primeira infância e também aos adolescentes.”
Durante a visita da equipe, os alunos puderam aprender sobre a importância de uma alimentação saudável, para que desde pequenos saibam quais são os benefícios das vitaminas presentes nos alimentos.
“A alimentação é importante desde a gestação até os 100 primeiros dias de vida do bebê. A prefeitura vem trazendo essa área técnica da nutrição para promover a alimentação saudável nas creches, através da merenda escolar”, explicou a nutricionista Adriana de Angelis.
Além disso, um teatro foi montado pela dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) Gentil Perdomo para ensinar às crianças a maneira correta de escovar os dentes. Na ocasião, elas também foram presenteadas com kits de higiene bucal para praticarem em casa.
“Desde a primeira dentição, é preciso escovar direitinho. Ensinei às crianças o movimento que devemos fazer ao escovar, a importância do uso do fio dental e a escovação da língua”, disse a dentista Mariucha Saadi.