Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nessa quinta-feira (19), a entrega de 200 presentes arrecadados pela gestão para serem distribuídos na quadra do bairro Cidade Nova.
A iniciativa busca tornar o Natal das crianças assistidas pelas atividades promovidas pelo Centro da Juventude, mais especial.
“Hoje, estamos fazendo o encerramento da campanha que o Centro da Juventude, através dos nossos jovens, realizaram e a importância é de você trazer um pouco de alegria para essas crianças, que são públicos nossos do dia a dia. Aqui, nós temos aula de jiu-jitsu, futebol, vôlei, instrumentos musicais e outros, estamos encerrando nossas atividades 2024 trazendo alegria para essas crianças que também são do nosso público”, explicou o secretário da SASDH, Wellington Chaves.
A gerente do Departamento de Juventude da SASDH, Henrefany Costa, explicou que a ação começou com a gestão disponibilizando caixas na Prefeitura e na sede da SASDH para que funcionários e população em geral pudessem estar fazendo sua doação. “Queríamos fazer uma confraternização, por isso decidimos arrecadar esses brinquedos. Arrecadamos 200 brinquedos, conseguimos entregar para todos e estou muito feliz com essa iniciativa. Finalizando o ano de 2024, para que ano que vem eles ainda possam continuar no futsal, Jiu-Jitsu e outros, o esporte salva-vidas, crianças, adolescentes e jovens.”
Segundo a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freeze, todas as secretarias se envolvem nessas ações que buscam promover políticas públicas transversalizadas. Ela destacou ainda a participação da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), que fez a doação de kits de vôlei para as turmas do Centro.
“Desenvolvemos uma atividade voltada para a criança e adolescente, temos várias ações e não só a FGB como outras secretarias. Realizamos durante todo o ano, não apenas no Natal, são atividades contínuas realizadas no Centro da Juventude com criança e adolescente, como também outras regionais do nosso Município.”
Para Naiana Elias, mãe de quatro crianças, o Natal é uma época importante na vida de seus filhos, mas devido à sua condição financeira, este ano, eles não ganhariam presentes. Ela destacou a importância de uma ação como essa que transforma o Natal de tantas crianças. “É uma sensação boa, porque diante da condição que estamos, não teríamos condições de comprar. Por isso, em geral, é muito bom, os meninos gostaram bastante, todo ano buscamos participar e que Deus permita que venham mais festinha como essa pela frente”.