Redação Planeta Amazônia
Após novos indícios de movimentação de solo, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira (11), uma nova vistoria no calçadão do Novo Mercado Velho, localizado no Centro da capital acreana.
O calçadão, que fica às margens do Rio Acre, enfrenta uma situação crítica devido ao desmoronamento progressivo de um talude, que já vem ocorrendo desde junho deste ano. O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel José Glacio, destacou a seriedade da situação e as medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança da população e dos comerciantes da área.
“Recebemos um laudo de engenheiro afirmando que esse talude, ele está descendo um centímetro a cada dois dias, isso sem a presença da chuva. Caso haja uma chuva nesse final de semana, hoje ou qualquer um dia, poderá ir abaixo. Então a preocupação da Defesa Civil do Estado com a Defesa Civil Municipal é preservar a vida. E com isso nós temos que fazer o isolamento”, explicou.
O coordenador ressaltou ainda, que a Defesa Civil Municipal, em colaboração com a Defesa Civil do Estado, está em monitoramento constante da situação. O Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) já iniciou a remoção de materiais do local, medida que tem o objetivo de aliviar o peso sobre o talude. Os comerciantes no local foram notificados e serão realocados em locais provisórios, para que possam continuar exercendo suas atividades de forma segura, afirmou José Glacio.
“Fazer o isolamento, fazer a retirada desse pessoal aqui pra um outro local, porque eles dependem disso aqui pra viver, que é uma área comercial. Então tem que ser feito de maneira organizada. Essa é a preocupação do Governo do Estado e da Prefeitura”, destacou.
Para Silvio Brasil, que tem um estabelecimento comercial no calçadão há 18 anos, a situação é preocupante e reconhece a necessidade da adoção de medidas urgentes que reestabeleçam a segurança do local. “As consequências são as piores que poderiam acontecer. Ao mesmo tempo, precisa ser feito alguma coisa, está realmente perigoso, tem que ser tomada uma atitude com relação a isso”, disse.
Ainda nesta quarta-feira, as equipes de Defesa Civil Municipal e Estadual irão se reunir com o Ministério Público do Acre (MPAC) para discutir as ações a serem adotadas diante da situação do calçadão. O objetivo é envolver também os comerciantes na conversa, esclarecendo que as intenções da Defesa Civil não são de causar transtornos, mas sim de prevenir um desastre maior.
“Vamos nos reunir com o Ministério Público. Já nos reunimos outras vezes, mas agora vamos convidar também os comerciantes, para que eles entendam que nós não queremos atrapalhá-los. Nós estamos querendo fazer uma prevenção para que não aconteça uma coisa ainda mais grave”, enfatizou José Glacio.