Redação Planeta Amazônia
Buscando valorizar os apoiadores do ano, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rio Branco, prestou uma homenagem nessa quarta-feira (18), com o título de Parceira Benemérita, em reconhecimento pela contribuição dada à Instituição Filantrópica.
A Associação oferece assistência de natureza cultural, de saúde e educacional. São diversas as ações focadas pela entidade, com defesa de direitos, apoio às famílias, orientações e prestação de serviços. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Segundo o assessor técnico, Alysson Bestene, representando o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o município tem se dedicado em assistir de forma efetiva a Associação por entender a relevância do trabalho realizado por eles.
“Estou muito feliz por essa homenagem, em especial esse foi um ano gratificante para a Prefeitura de Rio Branco, como também pra gestão do prefeito Tião Bocalom, tendo em vista todo trabalho realizado, colhemos esses frutos e essa justa homenagem à Prefeitura e aos membros que compõem a equipe da gestão.”
Na ocasião, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Wellington Divino, reforçou como essas instituições são importantes para estender esse serviço de apoio ao próximo.
“Vale ressaltar que antes da gestão do prefeito Bocalom eles recebiam uma ajuda de R$ 19 mil por mês e quando o prefeito assumiu, visitou e conheceu o trabalho, aumentou o recurso. Hoje, repassamos mensalmente para APAE, R$ 60 mil para ajudar no custeio, fora outras ajudas que vêm de emendas.”
Além do repasse realizado pela prefeitura, a APAE também é beneficiada com emendas parlamentares, como explicou o vereador reeleito Samir Bestene, que há quatro anos destina verba para a Associação.
“É muito bom ver esse trabalho realizado por uma instituição séria, que faz um lindo trabalho de inclusão social, educacional, de contribuição e ajuda os familiares dessas pessoas que tanto precisam de auxílio do Poder Público. Nós, como parlamentares, temos que abraçar essa instituição.”
De acordo com a presidente da entidade, Maria do Carmo Pismel, o apoio do poder público tem sido fundamental para que o trabalho realizado possa ser continuado.
“Para nós é um prazer ter a Prefeitura de Rio Branco como um dos maiores apoiadores nessa instituição. Ele tem contribuído muito conosco, temos um bom relacionamento. Hoje, temos 240 alunos que atendemos constantemente. As famílias agradecem muito ao que tem acontecido”.