Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco tem atuado como parceira estratégica do Governo do Acre na recuperação da malha viária rural da capital. Por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), o município fornece insumos como asfalto e materiais para construção de pontes, colaborando diretamente com as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).
Nos últimos anos, mais de 5 mil quilômetros de ramais foram melhorados, além da construção e recuperação de diversas pontes, ações que garantem melhores condições de tráfego e de escoamento da produção agrícola. O encarregado de obras do Deracre, Valdemir Conceição, destacou os resultados positivos dessa cooperação.
“É uma parceria entre Governo, Deracre e Prefeitura de Rio Branco. E quem ganha com isso é a população, que tem mais facilidade para escoar suas produções. A Emurb entra com os insumos, e nós com o maquinário e a mão de obra”, afirmou.

Na manhã des quarta-feira (22), o secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, visitou uma das frentes de serviço na estrada do Quixadá, onde oito quilômetros de via estão sendo recuperados. A ação beneficia mais de 400 famílias de produtores rurais, facilitando o transporte e a comercialização dos produtos.
“Este ano estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado na recuperação asfáltica. Já realizamos obras no Wilson Pinheiro e agora estamos no Quixadá. Essa é uma determinação do nosso prefeito, que se preocupa em manter o homem no campo, garantindo condições para produzir e escoar sua produção. O trabalho é contínuo, porque os desafios se renovam a cada inverno, mas não paramos”, ressaltou o secretário.
Além da estrada do Quixadá, a parceria contempla outras frentes de serviço nas estradas Transacreana, Ramal do Capela, Altimari, São Sebastião e Polo Agrícola JK.