Redação Planeta Amazônia
O prefeito de Rio Branco concedeu uma entrevista coletiva, nesta quinta-feira (26), no Centro de Reservação de Água, do bairro Santo Afonso, no Segundo Distrito de Rio Branco, para esclarecer sobre as ações que estão sendo executadas para melhorar o sistema de abastecimento de água na região.
No local, cinco poços estão em funcionamento e estão produzindo 556 metros cúbicos de água por dia, o que corresponde a 16% da necessidade de água do bairro Cidade do Povo. Segundo o chefe do Executivo Municipal, a intenção agora é dar continuidade ao projeto de perfuração de poços e assim, conseguir ampliar o abastecimento na cidade com a captação de água do subsolo.
“Nós estamos já recuperando esses poços, vamos perfurar mais 20 poços, a princípio, que é para atender a Cidade do Povo. O nosso projeto inicial é 100% da Cidade do Povo ser atendida com água de poços. E o projeto em seguida é continuar perfurando mais poços para que a gente possa abastecer todo o Segundo Distrito”, explicou o prefeito.
De acordo com o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), o primeiro poço está produzindo 10.000 litros por hora, e 240 m3 de água por dia, enquanto os quatro demais poços estão sendo desenvolvidos, apresentando vazão de 3.300 litros/hora. A previsão é que com a chegada do inverno amazônico a produção de água dos poços aumente ainda mais.
“Aqui tem um reservatório pronto. Então a gente faz os poços aqui próximos, de modo que a bomba jogue dentro do reservatório. A gente só coloca e manda para a Cidade do Povo. A ideia é no máximo até janeiro, fevereiro, a gente estar alcançando 50% a 100% da Cidade do Povo abastecida por poços”, revelou o diretor presidente do Saerb, Enoque Pereira.
A expansão do Centro de Reservação Santo Afonso surge em resposta à necessidade de garantir o fornecimento de água para a população local, em especial, durante os períodos de seca severa que a capital acreana vem enfrentando nos últimos dois anos. A instalação dos poços em uma região na qual o aquífero de Rio Branco é recarregado será uma alternativa à atual captação de água do Rio Acre, aumentando a estabilidade do sistema de abastecimento e reduzindo o risco de interrupções.
O prefeito de Rio Branco afirmou, ainda, que o projeto prevê a perfuração de poços que possam abastecer, também, o Primeiro Distrito da capital acreana.
“Em seguida a gente vai também perfurar poços aqui, poços pesquisa de até 400 metros, para a gente saber se a gente encontra água aí nessa profundidade. Encontrando água nessa profundidade, o nosso projeto é pensar que nós podemos, além do Segundo Distrito, também abastecer o Primeiro Distrito com água de qualidade, com água que apenas usa cloro, não usa mais nada”, acrescentou.