Redação Planeta Amazônia
O Governo do Amapá segue um cronograma de ações em ritmo acelerado e contínuo, desde o lançamento do projeto que vai transformar a antiga residência oficial do governador em um “Parque Residência”. Após a retirada de todo o madeiramento danificado, as frentes de trabalho iniciaram a instalação de novas telhas em toda a área da edificação.
As equipes atuam na cobertura de estruturas internas e externas que já receberam madeira de lei trabalhada e ainda na aplicação de produtos específicos que garantem mais qualidade e durabilidade ao material.
As telhas, que estão sendo previamente pintadas e colocadas gradativamente nos espaços que integram o lugar, são de um material resistente, que contribui para a manutenção dos traços da arquitetura original, apesar da requalificação total.
Coordenados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), os trabalhos se concentram também na base, para posterior implantação de portas e janelas e ainda na limpeza e organização diária de todo o complexo para que o andamento das ações não seja prejudicado.
“Nós trabalhamos de forma permanente nessa obra desde que o projeto foi anunciado, tudo vem sendo realizado de maneira que a gente entregue um novo lugar com as características culturais e históricas impregnadas nesse ambiente e que devem ser preservadas de acordo com a proposta que está sendo executada aqui”, detalhou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
As equipes já realizaram intervenções no revestimento cerâmico das áreas internas, remoção dos aparelhos sanitários, instalação de vigas e reforço estrutural para as novas construções que vão tornar o lugar um dos principais pontos turísticos e culturais de Macapá. Esses locais, recebem reparos nas paredes e colunas em alvenaria. Além disso, no espaço onde será a galeria de artes, já foram feitas as demolições de áreas danificadas pelo tempo.
Desenvolvimento turístico
O Parque Residência irá modernizar o local que faz parte da história do Amapá e trazer oportunidades de empreendedorismo, geração de emprego e renda. A obra de reconstrução e requalificação da Residência Oficial do Governo do Amapá integra o programa de Implantação do Cinturão Econômico, Histórico e Cultural Verde do Amapá, iniciado em 2023 pela gestão com entregas como o novo Trapiche do Santa Inês e do Deck do Curiaú, para revitalizar edificações públicas, fomentar a economia local e desenvolver o empreendedorismo, além de valorizar e difundir a rica cultura amapaense.