Redação Planeta Amazônia
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier anunciou neste domingo, 1, que irá liberar 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia, como um sinal imediato de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O chanceler colocou que é um investimento que já deve ser mandado ao Brasil, “o governo alemão decidiu que 35 milhões de euros, do orçamento alemão, serão liberados para o Fundo Amazônia. Esse é um sinal que queremos mandar já”, disse Steinmeier há pouco, em hotel em Brasília.
A visita representa uma sinalização do bom relacionamento político e econômico com o Brasil. Sendo, a Alemanha o maior parceiro socioambiental do Brasil e a Noruega o maior doador do Fundo Amazônia.
Desmatamento na Amazônia
O presidente da Alemanha falou da disposição do presidente Lula em frear o desmatamento na reunião amazônica, “ o presidente Lula anunciou que quer parar o desmatamento da Amazônia até 2030. Sabemos que isso implicará em conflitos com vários interesses na América do Sul”, disse Steinmeier.
Frank-Walter destacou que na gestão de Bolsonaro havia muita liberdade de atuação, fato que deu brecha para milhares de garimpeiros ilegais na floresta tropical amazônica. Além disso, citou que o presidente Lula está decidido a integrar a comunidade internacional na luta contra a mudança climática.
Steinmeier segue amanhã com Steffi Lemke, ministra do Meio Ambiente, para Manaus. “Estou feliz que terei a oportunidade de estar na Amazônia. Vamos querer escutar o quanto já foi destruído de floresta, o que pode ser feito para preservar as áreas ainda conservadas e como regenerar áreas já desmatadas. E assim identificar possibilidades de cooperação entre Brasil e Alemanha.”