Redação Planeta Amazônia
O programa Produzindo Sorrisos da Prefeitura de Rio Branco, serviço odontológico itinerante que leva procedimentos por meio de vans adaptadas e profissionais qualificados, tem se tornado um verdadeiro alívio às populações mais pobres dos bairros da capital.
Esta semana por exemplo, as vans odontológicas irão atender até a próxima sexta-feira, 2 de agosto, na nova Unidade de Saúde da Família (USF) Ivacirene Lourenço do Carmo, recém-construída pela prefeitura.
O diarista Aurismar Ribeiro disse que, ao ficar sabendo dos atendimentos pelas vans odontológicas, não queria perder a oportunidade, até porque os serviços são de qualidade e acima de tudo, gratuitos.
“É muito bom aqui no bairro isso aqui que nunca teve. Já nessas vans eu estou com os dentes muito estragados. Aí vim fazer gratuitamente, melhor ainda, né? Graças a Deus, está tudo bem. Vai dar certo”, disse Arismar.
Para a coordenadora da SF, Maria Nilza Rodrigues, a regional do Cafalate é uma comunidade onde residem muitas pessoas pobres e os serviços de odontologia sendo ofertados em maior escala pelas vans de odontologia, diminuem a procura pelos atendimentos de dentistas na unidade de saúde.
“Graças a Deus a gente tem as vans que vêm fazer um diferencial na nossa saúde odontológica e que a gente precisa bastante. Nossa comunidade, que é a região daqui do Portal da Amazônia, Valdemar Maciel, do Calafate em geral… tá vindo bastante gente, hoje é o primeiro dia, mas aí a gente está fazendo a divulgação e esperamos que venham ainda mais gente pessoas para fazer o que precisa, como extração, limpeza, restauração. As vans são completas.”
O educador terapêutico, Valdemir Barbosa da silva, disse que há um bom tempo precisava realizar procedimentos dentais, mas fazer os tratamentos na rede particular seria muito caros, por isso, teve que esperar, mas com a chegada das vans ofertando esses serviços de graça e ainda mais próximo da casa dele, disse que vai aproveitar a oportunidade.
“A gente mora aqui no Waldemar Marciel e a agente de saúde passou e avisou para vir aqui, porque tinha duas vans para fazer esse trabalho. Um trabalho muito bom para ajeitar o sorriso da gente, para a autoestima. Muitas pessoas com os dentes estragados, e essa é uma oportunidade boa que a gente tem para melhorar o nosso sorriso. Eu fiz um orçamento pra ajeitar os meus, deu quase R$ 6 mil, e eu tenho os dentes muito estragados. E de graça, meu Deus do céu, melhor ainda!”