Redação Planeta Amazônia
O Governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu nessa segunda-feira (14/08) em Manaus, o secretário Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Robson Damasceno, juntamente com sua equipe. A visita tem como principal objetivo conhecer de perto o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que vem sendo desenvolvido na gestão de Lima.
Como primeira atividade em Manaus, a comitiva acompanhou o governador Wilson Lima em uma vistoria à obra de construção de 72 apartamentos do segundo conjunto habitacional do programa, no bairro Cachoeirinha, zona sul. Durante a passagem pela capital, que deve durar até quarta-feira (16/08), o secretário irá explorar os detalhes do programa, desde o planejamento até a execução das habitações.
“A gente tem recebido com certa frequência comitivas de estados próximos e de outros países, inclusive indicadas pelo próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento, para fazer essa troca de experiências e mostrar o que nós estamos fazendo aqui em termos de política habitacional, além de aprender com a prefeitura de Porto Velho, que também tem suas experiências”, ressaltou Lima.
A equipe é composta por 10 pessoas, além do secretário municipal de Meio Ambiente. Também vieram o secretário adjunto da pasta, Victor Souza, o procurador do Município de Porto Velho, Moacir Magalhães, e engenheiros. Damasceno destacou o Prosamin+ como modelo de referência na busca por soluções eficazes para questões habitacionais.
“O Prosamin+ já é uma referência nacional para as áreas amazônicas e nós viemos aqui trocar essas experiências, pegar o que está acertado, o que conseguiram avançar para levar à nossa população, principalmente àquelas que moram à margem de canais, beiras de rios ou também aquelas que estão em áreas de risco”, disse o líder da comitiva.
Programação
A agenda inclui apresentações sobre o Prosamin+, com foco nas três fases do programa, com explanações sobre planejamento, engenharia, aspectos ambientais, sociais e indicadores. Já a Sema, de Porto Velho, vai apresentar o Programa de Regularização Ambiental Urbana em Áreas de Preservação Permanente, o Ecomorar.