Redação Planeta Amazônia
O Horto Florestal de Rio Branco, área verde de 17 hectares às margens do igarapé São Francisco, já conta com mais de 80 espécies de aves registradas. O levantamento é resultado do projeto Aves do Horto Florestal, criado pelo observador de aves e educador ambiental Deivid de Menezes na plataforma de ciência cidadã iNaturalist.
Até o momento, o projeto reúne mais de 280 observações, com a colaboração de 34 identificadores e 7 observadores. Além de fortalecer o inventário de fauna do espaço, os dados devem subsidiar ações de educação ambiental, como cartilhas e atividades de sensibilização.


Segundo Menezes, a iniciativa também é um convite para a reconexão com a natureza. “Observar aves em vida livre é o convite mais prazeroso que a natureza nos faz. E o Horto, que é um fragmento acessível no meio da cidade, é um ótimo lugar para isso”, afirmou.
O professor Edson Guilherme, especialista em aves da Universidade Federal do Acre, reforça a importância da ação. Ele destaca que o Acre tem 708 espécies confirmadas e que projetos locais ajudam a aproximar a comunidade desse patrimônio. “Mesmo sendo um fragmento urbano relativamente pequeno, o Horto abriga uma surpreendente riqueza de espécies, muitas vezes desconhecidas pela própria população”, disse.