Redação Planeta Amazônia
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), formou nesta terça-feira (1º) uma nova turma do projeto Mãos que Criam, voltado à qualificação profissional em panificação artesanal. A capacitação ocorreu na sede do projeto, em Palmas, com a participação de 10 alunos.
A ação integra o Programa de Inclusão Produtiva da Setas e tem como público-alvo famílias inscritas no Bolsa Família, no Cadastro Único (CadÚnico) e outros grupos em situação de vulnerabilidade social. Ao final do curso, os participantes recebem certificado, com entrega realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
“O curso representa uma oportunidade concreta para os cidadãos conquistarem autonomia financeira. Para o Estado, significa reduzir a dependência de programas assistenciais e fortalecer a economia local,” destacou a secretária da Setas, Cleizenir Divina.

O gerente do setor de Inclusão Produtiva da Setas, Clay Rios, ressaltou que as capacitações ampliam as chances de inserção dos participantes no mercado de trabalho ou no empreendedorismo.
A aluna Tatiana de Miranda Costa Monteiro comemorou a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Aprendemos várias formas de fazer os produtos com ingredientes como cenoura e batata, o que aumenta a variedade e potencial de vendas. Moro em um condomínio com alta demanda e já pretendo começar a produzir e vender.”
Sobre o projeto “Mãos que Criam”
A iniciativa tem como objetivo estimular a geração de renda, o empreendedorismo e a inclusão produtiva por meio da qualificação profissional e acesso a crédito. É executada pela Setas em parceria com a Seps.
O projeto integra a Rede Cuidar, uma estrutura do Governo do Tocantins que articula programas sociais em áreas como proteção social, fortalecimento de vínculos comunitários e valorização de grupos vulneráveis, com foco especial no empreendedorismo feminino e na economia solidária.