Redação Planeta Amazônia
O secretário municipal de Meio Ambiente (Semeia), Carlos Nasserala, foi verificar, na manhã desta quarta-feira (13), a fase final das obras da quarta célula que vai comportar pelos próximos quatro anos, todo o lixo recolhido na capital acreana e destinados à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre). Um investimento da Prefeitura de Rio Branco no valor de R$ 6 milhões.
É importante explicar que uma célula é feita próxima ao lixão que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila e grama (idealmente selado com manta impermeável para proteger a pilha da água de chuva) e onde pode ocorrer a captação de chorume e gás e proteger o lençol freático.
Segundo o secretário Carlos Nasserala, a nova célula está em fase final de conclusão e deve ficar pronta ainda este ano para iniciar a operacionalização em janeiro de 2024.
“Estamos preparando o fechamento da construção e finalização da quarta célula. Acredito que até o dia 25 de dezembro já esteja pronta para poder a gente começar a utilizá-la logo no início do ano que vem. A prefeitura, preocupada com a saúde da nossa população, fez essa nova célula para receber todo o lixo e resíduos domésticos”, explicou.
Ainda de acordo com o gestor, antes da Utre todos os resíduos produzidos na cidade eram despejados em um lixão irregular, se constituindo numa área de risco a saúde e ao meio ambiente, devido aos gases tóxicos.
“Graças a esta gestão, a Utre vai ter a destinação correta do lixo, ou seja, os resíduos domésticos produzidos pela população terão destinação adequada. Rio Branco é o único município do Acre que tem uma célula apta dentro dos padrões exigidos pelas leis ambientais”, concluiu o secretário.