Redação Planeta Amazônia
No Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que começou nesta segunda-feira (16), que promove o encontro de líderes políticos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que irá reforçar “o compromisso com a retomada de crescimento econômico e com a sustentabilidade fiscal e ambiental”, em entrevista a jornalistas.
Haddad e a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva (Rede), representam o Brasil no Fórum, evento anual que acontece ao longo da semana e debate as principais questões da economia global. Na ocasião, vão discutir com a comunidade internacional temas relacionados às pautas econômicas e às questões ambientais.
“São três recados que vamos passar. Primeiro, o recado político e o compromisso do Brasil em dar suporte à jornada democrática do mundo, sobretudo na América do Sul, e ao combate a todo tipo de extremismo que vem dando a tônica no último período. Segundo a questão econômica, com retomada de crescimento, sustentabilidade fiscal e ambiental e justiça social, o modelo de economia que estamos defendendo”, declarou o ministro da fazenda.
Reforçaremos compromisso de sustentabilidade fiscal e ambiental, diz Haddad. Foto: Reprodução
Haddad explica que o terceiro ponto é a questão ambiental, a qual Marina está atualmente à frente. “Estou com a Marina aqui na Suíça porque a sustentabilidade ambiental ganhou uma dimensão na qual o Brasil tem muito a oferecer, não só de retomada de compromissos históricos de combate ao desmatamento e reforço de energia renovável, mas também na pauta do desenvolvimento. Podemos pensar na reindustrialização do Brasil com base na sustentabilidade”, disse o ministro.
Cronograma
Fernando Haddad participará de dois debates, um na terça (17) e outro na quarta-feira (18). O primeiro painel, intitulado “Brasil: um novo roteiro”, acontece às 4h30 (horário de Brasília) e trata da desaceleração econômica global e dos desafios sobre as demandas domésticas.
Um dia depois, Haddad volta ao palco para falar sobre as diversas lideranças na América Latina, além das políticas econômicas e o papel global da região. O debate ocorre às 11h15 (horário de Brasília).
Já Marina Silva vai participar do primeiro debate público organizado nesta edição, chamado “Em harmonia com a natureza”. O debate com a participação da ministra acontece às 14h30 (horário de Brasília), logo após a cerimônia de abertura, e terá duração de uma hora.
A ministra volta a participar do Fórum na quinta-feira (19), no painel “A Amazônia em uma encruzilhada”, às 13h30 (horário de Brasília).