Redação Planeta Amazônia
Representantes do governo do Acre estiveram reunidos na noite desse domingo, 26, na sede do Corpo de Bombeiros, em Rio Branco, para organizar o fluxo de informações sobre o nível do rio Acre e igarapés da região, entrega de alimentos, quantidade de pessoas desabrigadas, distribuição e coleta de doações, planos de trabalho e principalmente informações oficiais e verídicas sobre todos os dados relacionados ao estado de emergência em decorrência das enchentes.
A Defesa Civil realiza o monitoramento do nível do rio Acre e igarapés e o Corpo de Bombeiros está mobilizando suas equipes junto às forças de segurança, auxiliando no deslocamento das pessoas para os abrigos. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) está responsável pelo fornecimento de alimentos aos 25 abrigos do estado. As doações de sacolões, itens de limpeza e higiene estão sendo recebidas no Colégio Barão do Rio Branco (Cerb), no centro da capital.
“Nosso trabalho de assistência está sendo feito com toda a articulação e monitoramento necessário para suprir as necessidades de cada abrigo”, informa o gestor da Seasd, Lauro Santos.
Para ter acesso às informações oficiais e verdadeiras sobre todos os acontecimentos, a população deve conferir as redes sociais do governo do Estado e site da Agência de Notícias do Acre, que são comandados pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).
Equipes de saúde de Rio Branco prestam atendimento às famílias
Na esfera da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), trabalha no atendimento e apoio às famílias afetadas pela enxurrada dos igarapés e enchente do rio Acre. Ao todo, são 24 abrigos nas escolas municipais.
Por determinação do prefeito Tião Bocalom, a secretária da Semsa, Sheila Andrade, suspendeu as folgas do fim de semana de todos os servidores das áreas técnicas e de enfermagem e ainda, dos médicos para prestar auxílio nesse momento emergencial. “Além de nossas equipes estarem dando esse suporte onde as famílias estão abrigadas, prestando todos os serviços da nossa Atenção Básica de Saúde, incluindo vacinas, nós também montamos estrutura no parque de exposições para abrigar os animais domésticos dessas pessoas’, disse.
Outra providência solicitada pelo prefeito é a de disponibilizar material de higiene e limpeza para que as famílias possam fazer a higienização das casas depois que as águas começarem a baixar.