Redação Planeta Amazônia
O anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá deve ficar pequeno para a celebração da virada do ano com o Réveillon 2026 – O Maior da Amazônia. Promovido pelo Governo do Amapá, o evento acontece de 27 a 31 de dezembro, com cinco noites de programação gratuita que reúne grandes atrações nacionais, mais de 50 artistas locais e ações voltadas ao turismo, à cultura e à economia criativa.
Um dos destaques da programação é a Noite do Amapá, no dia 28, dedicada exclusivamente aos talentos locais, com apresentações de nomes como Osmar Junior, Suellen Braga, Shory e o grupo Chocolate com Pipoca, além de atividades voltadas ao público infantil. A noite também contará com a tradicional Corrida do Bope e show nacional do Grupo Revelação.
A expectativa do governo é atrair um público rotativo de até 1 milhão de pessoas ao longo dos cinco dias, movimentando a economia da capital e fortalecendo o turismo regional. Entre as atrações nacionais já confirmadas estão Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira na noite da virada. Nas demais datas, o palco recebe Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano no Encontro dos Amigos em Macapá, além do Grupo Revelação.
A abertura da programação, no sábado, 27, será marcada pela Noite das Aparelhagens, com Crocolive, Tranzamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360, reunindo diferentes estilos e grandes estruturas de som.

Para garantir a segurança do público, o Governo do Estado montou um esquema especial com monitoramento em tempo real, uso de inteligência artificial, reconhecimento facial, drones e câmeras termais, capazes de identificar ocorrências em um raio de até 9 quilômetros. Serão mobilizados 432 militares por noite, além de 22 viaturas e cinco drones. Na área da saúde, o Samu estadual atuará com ambulâncias de suporte avançado e intermediário posicionadas em pontos estratégicos durante toda a programação.
O apoio do governo se estende também aos municípios do interior, que recebem fomento para a realização de festas locais, ampliando o impacto econômico e cultural do Réveillon em todo o estado.

Com o conceito “O Amapá Virou. E você faz parte disso”, o Réveillon 2026 simboliza a virada econômica e social vivida pelo estado, reforçada por índices de aprovação popular apontados em pesquisas recentes. A celebração é realizada pelo Governo do Amapá e pelo Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com patrocínio da iniciativa privada e articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Além da festa, o evento se consolida como um motor econômico. No entorno da Fortaleza de São José, a expectativa é que mais de 250 empreendedores atuem nos espaços organizados pelo governo, garantindo renda extra e fortalecendo a economia local. Após ganhar visibilidade internacional com a COP30, o Amapá aposta no Réveillon como uma vitrine global, associando entretenimento, sustentabilidade e atração de investimentos.

