Redação Planeta Amazônia
A cidade de Rio Branco foi uma das 10 contempladas com o Prêmio Gestão Inovadora, destacando-se ao lado de municípios como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O reconhecimento veio graças à significativa contribuição dos professores Hélio Guedes e Elivan Dias que se destacaram na pesquisa e na elaboração da Recomposição das Aprendizagens.
Em 2022, período de retorno às aulas presenciais pós-pandemia, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou um diagnóstico nas escolas de ensino fundamental. Foi identificado que muitas crianças ainda não estavam alfabetizadas, e as que estavam, enfrentavam dificuldades em língua portuguesa e matemática.
Diante desse cenário, a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um plano de ação focado na alfabetização e na melhoria da aprendizagem dos conteúdos essenciais para os anos iniciais do ensino fundamental. O impacto da pandemia foi significativo, especialmente para as crianças do primeiro ao quinto ano, que encontraram dificuldades em se adaptar ao ensino remoto devido à falta de maturidade e autonomia.
“A nossa equipe de ensino fez todo um planejamento de um trabalho para ser realizado com os estudantes com o objetivo de alfabetizar as crianças que não estavam ainda alfabetizadas e também elevar a aprendizagem na área de língua portuguesa e matemática referente aos conteúdos que estão previstos para serem aprendidos. Hoje, nós conseguimos elevar os nossos percentuais de crianças alfabetizadas e também conseguimos elevar as nossas taxas de aprendizagem dos conteúdos básicos da área de língua portuguesa e matemática que estão previstos no nosso currículo e na base nacional comum curricular”, explicou Hélio Guedes – Coordenador do departamento de ensino fundamental da (Seme).
Atualmente, os resultados são positivos. O percentual de crianças alfabetizadas aumentou e as taxas de aprendizagem em língua portuguesa e matemática melhoraram significativamente. Esses avanços são atribuídos às ações de apoio pedagógico implementadas pela secretaria, que ajudaram a corrigir as defasagens de aprendizagem causadas pelo período de ensino remoto.
A conquista do Prêmio Gestão Inovadora é um reconhecimento do esforço e dedicação de toda a equipe da educação de Rio Branco, que não mede esforços para garantir um ensino de qualidade e eficiente para suas crianças. A Secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, explicou o que é o programa Mente Inovadora que ajudou na evolução do aprendizado das crianças.
“Mente Inovadora é uma metodologia israelense, onde vários municípios do Brasil, fizeram esse investimento na educação, a prefeitura trouxe pra cá, pra Rio Branco, onde nós fizemos esse trabalho com os nossos alunos dos 4º e 5º anos. E, graças a Deus, através da mente inovadora, foi possível a gente melhorar os índices na matemática, que os alunos, através do raciocínio lógico, que ele desenvolve a parte cognitiva das crianças e ajuda também no sócio emocional. E foi essa metodologia que nos fez chegar até as escolas com esse trabalho”, destacou a secretária.
Rio Branco está entre os 10 municípios que serão agraciados com o prêmio Gestão Inovadora. Somente Rio Branco e Recife são as capitais que compõem a lista dos premiados pela Fundação Porvir que entregará no próximo dia 29 de agosto, um brasão, troféu e faixa alusiva à premiação.