Redação Planeta Amazônia
Mais um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) movimenta o cenário musical do Acre neste sábado, 26, a partir das 16h, na Concha Acústica de Rio Branco. O 2º Tributo Rock Festival é uma proposição da Associação de Músicos e Produtores Culturais do Acre (Amupac) contemplada pela LPG, com apoio do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
Para o presidente da Amupac, Isleudo Portela, que produz shows há mais de 30 anos, o 2º Tributo Rock Festival, que apresentará dez horas seguidas de música, não é apenas um evento cultural, mas uma celebração da resistência, diversidade e evolução do rock acreano. “Reunimos bandas experientes e novos nomes do cenário musical, o que reforça nosso compromisso em valorizar a produção autoral e a identidade artística do que é produzido na Amazônia. Graças às políticas públicas atuais, com apoio da FEM, conseguimos alcançar cada vez mais nosso público”, relata.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca que o Acre está vivendo um momento histórico no setor, pois nunca teve um número tão grande de eventos culturais.
“Esse festival é um dos muitos exemplos de que vale a pena investir na cultura. Queremos parabenizar a Amupac pelo excelente trabalho e dizer que pode continuar contando com a FEM, que tem sido orientada pelo governador Gladson Camelí a dar apoio a atividades culturais tão significativas quanto o 2º Tributo Rock Festival”, destaca o gestor.
A banda Guerrilha tem como vocalista o jornalista Diego Gurgel, que sempre sonhou em dividir o palco com músicos experientes e não esconde a alegria em participar do evento.
“Todos da minha banda são muito experientes e eu, como novato, estou vibrando demais com a realização desse sonho da adolescência. Nós vamos levar ao público o gênero musical conhecido por ‘new metal’ ou ‘nu metal’, que mistura ritmos do rock e do rap das bandas surgidas no final dos anos 90”, explica Gurgel.
Adal Soares, da Retrorock, faz o convite ao público para prestigiar o festival e promete que será um evento imperdível. “Temos que agradecer à Amupac pela reunião dessas bandas na Concha Acústica. Nós, da Retrorock, faremos um tributo aos Titãs, uma banda nacional que sempre nos inspira”, adianta.

Guitarrista e vocalista da banda Excomungado, Carlos Hofre espera que o público compareça para a grande celebração do rock no sábado e acredita que será uma grande oportunidade para mostrar a produção autoral. “Temos três anos de trabalho no estado e nosso objetivo é alcançar o nível das renomadas bandas acreanas Los Porongas e Os Descordantes, por isso acredito que espaços como o desse festival são importantes para a divulgação do nosso trabalho para um maior número de pessoas”, diz.
O festival conta também com a participação das bandas Psycho, Dissidentes, Savnes, Semblanty e Machine Blues, além do ícone do rock acreano, Pia Vila.
O DJ Black Jr. comandará a discotecagem dos clássicos do rock no palco da Concha Acústica, representando diferentes vertentes do rock, do psicodélico ao metal, do tributo ao autoral. O evento também tem o apoio da Prefeitura de Rio Branco, do Sebrae, da Exciter Motors e da Kampô Tendas e Estruturas.