Redação Planeta Amazônia
Entre janeiro e julho de 2025, Roraima se posicionou entre os três estados com maior crescimento proporcional de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, plataforma oficial do Ministério do Turismo. Com aumento de 26,39%, ficou atrás apenas do Pará (51,77%) e superou Rondônia (20,98%). Esse avanço contribuiu para o crescimento de 24,31% na Região Norte, bem acima da média nacional de 8,2%, em comparação com o mesmo período de 2024.
Segundo o Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o crescimento reflete as ações de conscientização realizadas junto aos empreendedores. Um exemplo marcante foi a visita à Serra de Tepequém, em novembro passado, onde a equipe do Detur orientou donos de pousadas e restaurantes sobre a importância do cadastro, ampliando significativamente a adesão ao sistema.

Para garantir serviços turísticos de qualidade, a regularização de pousadas e hotéis é essencial. O diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, afirma que o resultado é fruto do esforço do Governo de Roraima em fortalecer o setor:
“O crescimento superior a 20% no número de prestadores comprova que o turismo em Roraima está se desenvolvendo. O Cadastur evidencia a importância de formalizar negócios e capacitar profissionais para atender às exigências do mercado”, destaca.
Sobre o Cadastur
O Cadastur reúne dados de prestadores de serviços turísticos, como meios de hospedagem, agências, guias e transportadoras. Além de ser obrigatório para algumas atividades, o cadastro gratuito oferece benefícios como segurança jurídica, visibilidade e acesso a políticas públicas e programas de qualificação.
Em 2025, o número de cadastros no Brasil passou de 166.409 para 180.049 — um acréscimo de 13.640 novos empreendimentos formais.