Redação Planeta Amazônia
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) marca presença na 2ª edição da ExpoEstudantil 2025, realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá. A iniciativa, promovida pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deve reunir cerca de 40 mil estudantes em dois dias de programação voltada à educação, inovação e carreira.
No estande da Seciteci, os visitantes têm acesso a informações sobre as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), que atualmente somam 17 unidades distribuídas em cidades polos e localidades fora de sede. Juntas, elas oferecem mais de 30 modalidades de cursos técnicos voltados à capacitação profissional de jovens e adultos.

Tecnologia e interatividade para despertar vocações
Além de conhecer os cursos disponíveis, os estudantes podem assistir a um vídeo institucional sobre as ETECs, participar de brincadeiras educativas e explorar tecnologias como impressora 3D e óculos de realidade virtual do programa MT Ciências.
“É um evento muito importante porque desperta nos jovens as possibilidades disponíveis dentro da educação pública do Estado, inclusive a de aprender uma profissão já no Ensino Médio através de um curso técnico ofertado pela Seciteci”, destacou Dimorvan Brescancim, secretário adjunto de Educação Profissional e Superior.
A ExpoEstudantil é fruto de uma parceria entre a Seduc e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), com apoio de diversas instituições. A programação teve início na terça-feira (26) e se encerra nesta quarta-feira (27), com atividades voltadas à orientação vocacional, empreendedorismo e inovação.