Redação Planeta Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 4, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) promoveu uma sessão solene em homenagem aos 119 anos de existência do Rotary Internacional. A solenidade, proposta pelo deputado Pedro Longo (PDT) por meio de requerimento, reuniu membros do Rotary, autoridades locais e representantes da sociedade civil.
O deputado Pedro Longo destacou a importância do Rotary Internacional na promoção de serviços humanitários e no combate a diversas questões sociais ao redor do mundo. Durante seu discurso, Longo ressaltou o comprometimento e a dedicação dos rotarianos em projetos que visam melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes.
A sessão solene foi marcada por momentos de reconhecimento às ações do Rotary, onde representantes de clubes rotarianos locais expressaram gratidão pela iniciativa da Aleac em dedicar um momento especial para celebrar a trajetória do Rotary Internacional.
Maria Rosinéia, presidente Rotary Club de Rio Branco falou sobre a missão do grupo: “Esse é um momento ímpar para nós rotarianos que atuamos em favor do próximo sem esperar retorno. Defendemos causas como o fornecimento de água limpa, proteção do meio ambiente, da paz e tantas outras. Somos mais de dois mil clubes no Brasil e mais de um milhão no mundo. Proporcionamos serviços voluntários para tornar melhor a vida das pessoas, como pôde ser visto na pandemia, onde colaboramos inclusive na aquisição de respiradores na busca por salvar mais vidas”.
Suziane de Souza, presidente Rotary Club de Rio Branco Penápolis agradeceu a homenagem e os parceiros do grupo. “Já foi dito aqui sobre o objetivo do Rotary no mundo e todos compreenderam. Então ocupo a tribuna para agradecer pelo espaço e reafirmar que estamos sempre a postos para servir àqueles que mais necessitam. Também agradecer a todos os nossos parceiros.”
Ao final da solenidade, o deputado Pedro Longo expressou sua satisfação em proporcionar esse reconhecimento formal ao Rotary Internacional, enaltecendo a relevância de parcerias entre o setor público e organizações não governamentais na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ele, que ficou com sequelas após ter sido acometido pela poliomielite ainda criança, destacou também a luta do grupo para erradicar a doença.
“Diante de tudo que temos vivido, é ainda mais importante reconhecermos a atuação de vocês, inclusive agora durante essa enchente, onde vários rotarianos neste momento estão nos abrigos ajudando as famílias afetadas pela cheia do Rio. É nesses momentos que se destaca ainda mais o valor do Rotary, que é sempre atuante em ajudas humanitárias. Sou um sequelado da poliomielite e admiro a atuação de vocês nessa causa, na busca para que mais crianças não sofram em decorrência dessa doença”, finalizou.
A solenidade não apenas celebrou os 119 anos do Rotary Internacional, mas também reforçou o compromisso de todos os envolvidos na busca por um mundo melhor. Atualmente, o Rotary está presente em 218 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 36 mil Rotary Clubs, que reúnem cerca de 1,2 milhão de voluntários.