Redação Planeta Amazônia
Para mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a luta pela inclusão da pessoa com deficiência (PcD), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), realizou, nesta terça-feira (02/09), um ato público de iluminação da fachada do Teatro Amazonas, na cor verde, em apoio à campanha Setembro Verde.
A iluminação do monumento contou com a presença de representantes do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas (TRT-AM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), órgãos judiciais, secretarias de Estado e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A secretária da SEPcD, Selma Banes, ressaltou a importância da campanha e que a atitude é o primeiro passo para uma sociedade mais inclusiva e conscientizada dos direitos da PcD.
“É uma campanha que traz a importância da luta dos direitos da pessoa com deficiência e, neste mês de setembro, nós vamos trabalhar com várias ações. É importante lembrar que este ano nosso tema é ‘Inclusão começa na atitude’, porque a atitude passa por cada cidadão e a inclusão começa comigo, com você, com todos nós, com todo o estado do Amazonas”, pontuou a secretária.
Para o promotor de Justiça de Direitos Humanos, da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Vitor Fonseca, a campanha é um meio de enfatizar o combate ao capacitismo na sociedade.
“Todos os dias têm barreiras que são levantadas contra as pessoas com deficiência. Setembro Verde, então, é um momento para conversamos e discutimos esse tema amplamente, mas todos os dias essas pessoas sofrem capacitismo e todo dia é dia de falar sobre a discriminação contra a PcD”, afirmou o promotor.

Serviços
Como forma de reforçar os direitos da PcD no Centro de Manaus, a SEPcD ainda disponibilizou os serviços de orientação e solicitação de documentos no entorno do Teatro Amazonas.
A população teve acesso, das 16h às 18h, aos serviços da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD); Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e da Carteira Intermunicipal (Passe Legal).
Os documentos são meios de garantir o acesso prioritário da pessoa com deficiência aos serviços públicos e privados do estado, além do transporte rodoviário intermunicipal gratuito.

Setembro Verde
Durante todo o mês, a campanha Setembro Verde engaja a sociedade na luta pelos direitos e a inclusão social das PcDs em todas as áreas, como educação, mercado de trabalho e acesso a espaços públicos, respeitando as limitações individuais.
A campanha visa aumentar a visibilidade do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, promovendo a disseminação de informações e ampliando o apoio à causa. O objetivo é combater o capacitismo e garantir que as necessidades e direitos dessas pessoas sejam devidamente reconhecidos e atendidos.

A SEPcD seguirá com a campanha durante todo mês de setembro, por meio de ações educativas, atividades paradesportivas e palestras nos Centros Estaduais de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e Magdalena Arce Daou, nas zonas norte e oeste da cidade, respectivamente.
Além de parcerias com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na garantia dos direitos da PcD.