Setor de logística e transportes do Acre ativa a Cooptransoceânica

Redação Planeta Amazônia

Com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), foi ativada na manhã deste sábado, 1º, na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Cruzeiro do Sul, a Cooperativa de Logística e Transporte de Cargas do Acre (Cooptransoceânica).

O evento reuniu a presidente da Cooptransoceânica, Nazaré Cunha, o presidente da Organização das Cooperativas do Acre (OCB), Valdemiro Rocha, e o coordenador da Seict, Alcy Costa, além de empresários de Rio Branco e do Vale do Juruá.

A Coopetransoceânica irá unir forças para competir no mercado nacional, estabelecer metas coletivas e preparar os empresários locais para futuras operações de logísticas relacionadas ao Porto de Chancay, no Peru, país que faz fronteira com o Acre. Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, a ação segue estratégias que foram pactuadas para o fortalecimento do setor.

“Essa foi uma das agendas elencada como prioritária para o fortalecimento do setor de transportes e cargas de todo o estado. Vale ressaltar que com diversas frentes de atuação, o ramo transporte possui a maior parte das suas atividades atuando com o transporte rodoviário de cargas, daí a importância da organização via cooperativismo”, analisou Mesquita.

Empresários do setor de transportes e cargas acreditam em inovação no setor após implantação do sistema de cooperativismo/foto: Cedida

A Seict informou que com o início das atividades da cooperativa, empresários, que antes atuavam de forma desorganizada e independentes, passam a ter acesso a incentivos fiscais para a compra de equipamentos, consultorias especializadas, além da qualificação profissional e apoio dos governos estadual e federal.

“A iniciativa visa não apenas organizar o setor, mas também preparar os empresários para um cenário mais competitivo e sustentável, garantindo que possam aproveitar as oportunidades geradas no mercado nacional e pela expansão da logística proporcionada pelo novo porto peruano”, disse a presidente da Coopetransoceânica, empresária Nazaré Araújo.

Os cooperados estão otimistas com relação a 2025 com amplo impulsionamento na geração de emprego e renda. O representante da Seict no Juruá, Alcy Costa falou da importância do setor de transportes e cargas para a região. “Hoje praticamente não existe mais a logística de balsas, todo o transporte é rodoviário. A organização das empresas vai melhorar o fluxo e permitir maiores investimentos. Também se definiu a construção de um plano de negócios, um marco regulatório para incentivos capazes de assegurar maior competitividade e capacidade de atender as demandas regionais e de países vizinhos”, destacou Costa.

Para o empresário Neto Tomé, do ramo supermercadista, integrar a cooperativa permite uma concorrência mais justa com empresas de fora do país que atuam no mercado. “A concorrência vai ficar mais justa”, acrescentou. A Organização das Cooperativas do Brasil ministrou palestra durante o evento.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas