Soluções inovadoras para o futuro das cidades vão ser discutidas durante evento em Manaus

Redação Planeta Amazônia

Capacitar gestores para usar uma plataforma gratuita que traz soluções inovadoras para que os  usuários alcancem os objetivos de desenvolvimento urbano sustentável. Esta é a proposta do encontro Soluções “Soluções Inovadoras para o futuro das cidades”, que acontece de terça a quinta-feira da próxima semana (16 a 18), no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O evento é promovido  pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Desenvolvida pelo CGEE, a plataforma virtual Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) atua no mapeamento e divulgação de conteúdos e soluções urbanas inovadoras em sustentabilidade. Articula gestores públicos, sociedade civil, empresas e academia em prol da agenda urbana, co-criando alternativas para a transição das cidades rumo à sustentabilidade.

A abertura do evento acontecerá na terça-feira (16), às 14h. O debate contará com a presença de autoridades, como o  secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Carlos Roberto Queiroz Tome Junior; o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo; o diretor do Centro, Ary Mergulhão Filho; o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe) do MCTI, Osvaldo Moraes; a diretora do Inpa, Antonia Franco; e o prefeito de Manaus, David Almeida. A diretora do Inpa também vai moderar o painel sobre Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.

O evento é direcionado para os responsáveis pela gestão em áreas como cidades, meio ambiente, e ciência, tecnologia e inovação. Para quem não puder participar de forma presencial, poderá acompanhar a transmissão pelo Youtube do CGEE

A programação é uma iniciativa do Oics e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), no âmbito do projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do MCTI. O encontro tem como objetivos apresentar, exercitar e capacitar gestores públicos no uso das funcionalidades do Observatório, promovendo a plataforma como uma ferramenta para esses gestores.  

Evento vai apresentar ideias sustentáveis que já são realizadas em algumas cidades brasileiras/foto: Giselle Cahu

Programação

Os participantes terão acesso a cinco painéis, que promoverão o diálogo entre experiências exitosas de municípios brasileiros, conhecimento científico e caminhos criados por entidades municipalistas, moderados por instituições de referência. Serão divulgados os cases de cidades como Fortaleza (CE), Itaúna (MG), Serra Talhada (PE), Teresina (PI), Macapá (AP) e Niterói (RJ).

Serão abordados os seguintes temas: Adaptação a mudanças climáticas e atenção a desastres; Cocriando cidades sustentáveis: visões para o futuro urbano; Soluções Inovadoras para Cidades Sustentáveis; e Ciência para o desenvolvimento sustentável; e por último Financiamento para cidades sustentáveis, com o lançamento do Guia de gestão orçamentária e financiamento municipal, organizado pelo Programa Cidades Sustentáveis. 

Também serão realizadas oficinas sobre Soluções sustentáveis e instrumentos de apoio ao planejamento urbano; Ranqueamento de soluções inovadoras para a região Norte; e Aplicação da lente climática no ordenamento territorial. 

Sobre o observatório

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) atua há cinco anos, de forma colaborativa, para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável nas cidades brasileiras, apoiando em diversas frentes a tomada de decisão com base em evidências. A iniciativa é desenvolvida no âmbito do projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis.

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova oferece o que há de mais avançado em conteúdo, soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável. É um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). 

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas