South Summit anuncia encontro global com foco em clima e bioeconomia na Amazônia

Redação Planeta Amazônia

Nos dias 15 e 16 de julho de 2025, Belém do Pará recebe o South Summit Climate & Bioeconomy – Brazil Amazonia, uma edição especial temática que debate pautas estratégicas como bioeconomia, transição energética, mercado de carbono, economia regenerativa, empreendedorismo de impacto, inovação e ESG. O evento acontece na Estação das Docas, um complexo multiuso na área portuária e referência cultural da cidade de Belém.
 

A edição Amazônia marca o primeiro desdobramento vertical do South Summit no Brasil, integrando o calendário oficial do evento no país, cuja principal realização é o South Summit Brazil em Porto Alegre. Consolidado como ponto de encontro global entre investidores, corporações e empreendedores, o evento terá sua quinta edição na capital gaúcha nos dias 25, 26 e 27 de março de 2026, em correalização com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 

Na coletiva de imprensa de apresentação do South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia, María Benjumea, presidente e fundadora do South Summit, destacou a trajetória bem-sucedida do evento no Brasil, iniciada em Porto Alegre com o apoio do governador Eduardo Leite. “Mostramos que a união é o caminho para enfrentar desafios e construir soluções”. E anunciou a nova edição focada em clima e sustentabilidade: “Damos agora mais um passo com uma vertical dedicada à Amazônia, com a missão de unir os mais inovadores de todo o mundo para impulsionar soluções e construir juntos um mundo mais saudável”.
 

/foto: Divulgação/South Summit Brazil

A Amazônia, uma das maiores riquezas naturais do planeta, exerce papel estratégico na economia global e na preservação ambiental. Com imenso potencial de desenvolvimento social, econômico e sustentável, a região se torna palco de uma edição especial do South Summit Brazil, que chega para impulsionar conexões de alto impacto, fomentar o ecossistema de inovação local e colocar a região no centro das soluções para os grandes desafios globais.
 

“Estar na Amazônia é projetar o futuro, reconhecendo que a transformação do mundo passa, necessariamente, por este território. A região está no centro das discussões globais sobre economia, clima e desenvolvimento sustentável. Realizar o South Summit Brazil no Pará é uma oportunidade única de conectar o ecossistema global de inovação a essa potência natural e humana, criando pontes entre startups, investidores e grandes empresas comprometidas com soluções de impacto para o futuro”, afirma José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil.
 

Co-organizado pela IE University, o South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia convida toda a cadeia empreendedora a participar ativamente da construção de soluções que respeitem e valorizem a região, impulsionando um futuro onde desenvolvimento e preservação caminham juntos, assim como já acontece nas edições em Madrid, na Espanha, e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
 

“A realização do South Summit na Amazônia representa um marco de enorme relevância. Trazer esse ecossistema para a região é reconhecer o protagonismo do nosso território nas discussões globais sobre desenvolvimento sustentável, bioeconomia e justiça climática. É uma oportunidade de colocar a Amazônia no centro das decisões que vão moldar os próximos anos”, comenta Keynes Lemos da Silva, Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará.
 

“Receber o South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia é um marco no caminho até a COP30. Coloca Belém no centro das discussões globais sobre inovação e sustentabilidade, com potencial de atrair investimentos, fortalecer conexões e deixar um legado duradouro para a região”, destaca André Godinho, Secretário Extraordinário para a COP30.
 

O South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia contará com dois eventos oficiais de lançamento, um em Belém do Pará e outro em São Paulo, em datas a serem anunciadas. Para antecipar os debates que acontecerão em julho, a organização também promoverá uma série de encontros de aquecimento em diferentes cidades do país. As agendas reúnem startups, investidores, corporações e especialistas em discussões que irão alimentar a trilha de conteúdo da programação desta edição especial. O primeiro encontro está marcado para 29 de abril, no Rio de Janeiro.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas